Escapamento – O que é e para que serve?


Boa noite!

Para os amantes de um bom ronco esportivo, por favor não confundam com escapamento furado ou barulhento… Ronco não é barulho.

Outro dia, fui trocar o óleo do carro e o Teco, teve a coragem de perguntar se o carro era assim mesmo ou o escape estava furado…. (é mole), quase mandei ele a merda, como pode conseguir um emprego desse sem saber distinguir um ronco esportivo de um escapamento furado??

O cara olha as rodas aro 16, lacrado no G5, levemente rebaixado e ainda me faz essa pergunta??

Bom vamos as explicações técnicas da bagaça..

Prinicipais Funções

  • Liberação eficiente dos gases resultantes da combustão
  • Redução dos ruídos resultantes da explosão
  • Auxilio na vida útil do motor
  • Controle e economia de combustível
  • Redução da emissão de poluentes

Por isso os sistemas de exaustão são produzidos dentro das mais criteriosas normas técnicas e padrões de qualidade, para assim oferecer a você produtos que auxiliam no combate a poluição sonora e atmosférica, melhorando a qualidade de vida.


A emissão de gases tóxicos por veículos automotores é a maior fonte de poluição atmosférica nas grandes cidades, sendo responsável por até 40% da poluição do ar, provocada por gases.

O problema se agrava com o crescimento do número de veículos nas ruas – só no Brasil, já são mais de 20 milhões. A área mais urbanizada da Região Metropolitana de São Paulo está saturada por mais de 4,5 milhões de veículos que circulam diariamente.


Este número elevado de veículos provoca a diminuição da velocidade média de percurso, o que acarreta aumento na emissão de gases, para a mesma quilometragem percorrida. Em conseqüência, as concentrações de carbono excedem o padrão de qualidade do ar.
O escapamento deve ser verificado a cada 20 mil quilômetros.

Os fixadores e abraçadeiras devem ser revisados periodicamente. Lave a parte de baixo do carro somente com água e sabão neutro, para não ressecar as borrachas.

Os coletores de escapamento dimensionados são um dos acessórios que se montam no motor que você pode usar para melhorar o desempenho dele. O objetivo desses coletores é facilitar ao motor a expulsão dos gases de escapamento para fora dos cilindros.

Quando você olha para um ciclo de quatro tempos (Como funcionam os motores dos carros) pode ver que o motor produz toda a sua potência durante o curso de combustão. A gasolina ou o álcool no cilindro é queimado e expandido durante esse movimento, gerando potência. Os outros três cursos que o motor faz são males necessários para tornar possível o curso de combustão, que é que produz a potência. Como estes cursos consomem potência, eles são um peso-morto para o motor.

Pretendo fazer pelo menos 6 posts sobre o assunto, com dados do Silencioso, Catalisador, Riscos, Custos, Modelos e Recomendações

Aqui em casa eu tinha um abafador velho, até abri ele para ver como era por dentro e descobri que ele é feito de lã de vidro… tanto que de parece um chocalho de criança quando mechido, vou procurar e postar umas fotos… enquanto isso desenho.

Obrigado pela visita!

8 thoughts on “Escapamento – O que é e para que serve?

    • Boa noite Felipe,
      Sim sem uma das partes do escapamento o consumo será maior porque será desregulado, é perceptível que a temperatura do cofre do motor também será aumentada quando o escapamento não está completo ou está com um furo.
      A alta temperatura além de prejudicar a vida útil de alguns componentes aumenta o consumo também.
      Diferente do que muita gente pensa, um escape quando não dimensionado, apenas cortado só aumenta o consumo e não dá potência. O ronco que saí do motor é maior é dá a impressão de que o carro anda mais, mas isso não é verdade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.