Experiências – Palio 1996 – 1.5 8v


Boa noite,

Para quem me conhece, sabe que eu tenho um olhar crítico em diversos assuntos, o que mais me interessa são lugares e veículos. Enquanto o meu projeto Cerberus não é concretizado pela Trippyz (2 semanas de trabalho) peguei o Palio do meu amigo Bega emprestado, que aliás eu considero muito por esse ato nobre de solidariedade.

A experiência que eu irei retratar será como guiar nas ruas de São Paulo com um Palio EL 1996 equipado com um motor 1.5 de 76cv, o carro está todo original. Não irei avaliar o carro em questão, mas sim o Palio em si.

Projetado em 1992 e lançado no Brasil em meados de 1996 o Fiat Palio contou com muitas inovações na época, era para ter sido o substituto do Uno porém as vendas do Uninho no Brasil sempre foram altas…. então porque mecher em time que está ganhando?

O Palio na época contava com motores 1.5 8v e 1.6 16v, ambos famosos por serem extremamente consumistas e sedentos por (argh!) gasolina, alguns até sairam equipados com Air Bag, que até então nenhum modelo da categoria vinha com esse luxo. Freios ABS, Ar condicionado, Direção Hidráulica também estavam na lista de presentes dos que tinham mais intimidade com os modelos da Fiat.

O Palio também ficou famoso em ter várias versões adaptadas para portadores de necessidades especiais. Lembro que na época que o meu Pai tinha um Logus, eu na ocasião, entrei em um Palio semi-automático, mal eu sabia o tão raro era o carro que eu estava.

Bom, vamos ao que interessa…

O Palio é um carro muito gostoso de dirigir, posição agradável e direção muito (mas muito) leve. Equipado com rodas aro 13, mesmo sem direção hidráulica o carrinho é bem macio.

Anda calmo pelas ruas e apertando um pouquinho mais sente-se que o motor mesmo com 14 anos de vida ainda apresenta bom comportamento, fácil de guiar e fácil de manobrar.

Como ponto negativo, fica o consumo do carro, que no primeiro semestre de 2010 dei de presente ao meu amigo um verdadeiro chá de oficina, melhorou mas mesmo assim não agrada o bolso, consumo similar a um veículo 1.8 a alcool de hoje.

Não pude avaliar a iluminação original do carro, porque o meu colega trocou por lâmpadas da Philips, para quem não sabe como ficaria no carro instalado, tirei algumas fotos (sem flash) agora a pouco (23:30) para mostrar para você, caro leitor.

No farol baixo tem as famosas lâmpadas do tipo “Pingo”, são bem azuis quando observadas a olho nu.

Ligado a noite, tem um efeito muito similar ao Xenon de 6000k

Tirei uma foto de dentro do carro para ver como ficaria, infelizmente por ter a parede da garagem, o efeito ficou muito superior a realidade.

Bom, mas a idéia é ter apenas uma referência do efeito da luz branca instalada no carro.

FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, 1.5 litros, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, álcool
Cilindrada 1.497 cm3
Potência máxima (cv / rpm) 77 / 5.250
Torque máximo (kgfm / rpm) 12,4 / 2.750
Taxa de compressão 11.4
Ignição Magneti Marelli, eletrônica digital
Inejção Magneti Marelli MPI 1G7, multiponto, semi-sequencial, indireta
TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas; tração dianteira
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional)
FREIOS
Dianteiros à discos ventilados
Traseiros tambores
SUSPENSÃO
Dianteira Tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora; amortecedores hidráulicos, telescópicos de dupla ação; molas helicoidais
Traseira Com rodas independentes, braços oscilantes inferiores; amortecedores hidráulicos, telescópicos de dupla ação; feixe de molas transversal e auto-estabilizador
RODAS / PNEUS
5J x 13, aço estampado / 165/70 R 13
TANQUE DE COMBUSTÍVEL
48 litros
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 3.763 mm
Largura 1.602 mm
Altura 1.445 mm
Distância entre-eixos 2.361 mm
DESEMPENHO
Velocidade máxima 165 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,8 s
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
280 litros
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS
Freios ABS
Air-bag para motorista e passageiro Apóia-cabeças no banco traseiro
Ar condicionado
Direção hidráulica
Travas e vidros dianteiros elétricos
Anúncios

166 thoughts on “Experiências – Palio 1996 – 1.5 8v

  1. Heli Santos disse:

    olá tenho um palio 1998 1.5 8 válvulas ele anda bem tem um torque firme, mas nas ultimas semanas ele demora a responder ao acelera-lo, e de vez em quando acende a luz da injeção eletrônica e o consumo dele aumentou um pouco, ja troquei velas, cabos de velas, bobinas e não mudou. o que pode ser?

  2. mauri disse:

    bom dia eu preciso trocar o óleo do meu carro palio 96.5 a gasolina ele esta fumando um pouco qual a marca do óleo é melhor para trocar muito obrigado

  3. Leonardo disse:

    Ola boa noite, estou negociando minha moto em um palio 1997 1.5 mpi 8v GASOLINA, minha moto é uma CB300R 2012 FIPE R$8.755,00 e a fipe do pálio está R$8.887,00 minha moto tem umas coisas pra fazer, tipo trocar vela e arrumar umas 2 carenagens, seria um bom negócio essa troca? O palio é basico, sem ar,direção,vidro etc… a troca seria chave por chave de mano

  4. Alexandre disse:

    Bom dia amigo! Tenho um Siena 2003 com motor mpi, 1.5 a álcool, ele está com 170.000 km rodados. Ele está custando a fazer 6 por litro na cidade. O q vc acha q posso fazer pra ele economizar um pouco mais?

    • Alexandre boa noite. Obrigado pela participação. Não existe uma receita para passar para voce economizar combustível, ainda mais com motores mais antigos e a álcool. 6km/l é um bom número para o seu motor, considerando que na gasolina este motor da Fiat não é tão melhor. Para ter algum ganho é bom fazer uma limpeza dos bicos.

  5. juliano disse:

    Ila blz… Acabei de compra um pálio 96… O problema e q quando giro a chave ele ejeta normal… Só q quando liga… Ele fik com um barulhinho agudo tipo um assovio na bomba bem baixo mais da pra escuta e irrita… Alguns falaram q e normal e outros falam q não… Queria sab se isso e realment normal… Mais ele anda normalmente.

  6. Hernani disse:

    Estou para comprar um palioweekend 1.5 Álcool único dono ano 2000 com 125 mil km o dono quer 11 mil no carro ; o que você me aconselha ma compra desse carro.

    • Hernani, faça uma revisão na suspensão completa (amortecedor, mola, buchas e batentes) além de rodas, pneus e freios. Se o motor estiver bom e estes itens não estiverem comprometidos vale a compra. Abraços

  7. Fernando disse:

    Eu tenho um palio 1.5 mph já faz uns 6 anos sendo que sou o seu segundo dono. não tenho nada a reclamar do veiculo, manutenção baratissima, anda muito bem e seu consumo dentro da cidade gira em torno de 11 km sendo que na estrada faz 15 km por litro. Só vai depender dá manutenção feita no veiculo, Tem camarada que não sabe nem olhar água e óleo do carro e muito menos faz manutenção preventiva, e quando faz manutenção só coloca peças de segunda e terceira linha quando ainda não faz gambiarra, Ai depois fica falando um monte de besteira.
    Geralmente o carro é o reflexo do seu dono,

  8. Paulo Emilio disse:

    tenho um palio 1.5 96/97 direção,ar condicionado ,vidro eletrico ,airbags,duas portas,cor laranja,moro em uma cidade cheia de ladeiras,e uma doblo 1.4,2012 minha esposa prefere dirigir mais o palio que a doblo

    • O motor 1.4 da Fiat é péssimo para este tipo de carro. A Doblo merece no mínimo o Etorq 1.6 ou os motores antigos 1.8
      Os motores 1.3 e 1.4 são uma péssima opção de compra, a Doblo é um carro grande, pesado e foi feito para andar sempre cheio. Merece uma atenção quanto ao desempenho do motor.

    • Claudio, boa tarde se a temperatura do motor aumenta quando você liga o ar condicionado está tudo errado. Muito pelo contrário o ar condicionado deveria auxiliar o motor a esfriar, uma vez que a ventoinha do carro é exigida mais do que o normal quando você liga o ar condicionado. Se o motor é aquecido pode ser um problema na válvula termostática, se o ar condicionado não esfria pode ser um problema na carga de gás do mesmo. Abraços

  9. Andre meu palio 1.5 97 está com um problemas que ngm entende,fazendo 3 km / l e quando uma curva muito acentuada simplesmente ele morre,vejo que não está queimando legal,embora os 4 cilindros estejam queimando,mas o funcionamento não está legal,fiz o motor à seis meses troquei velas e cabos na mesma época,o q vc sugere que eu olhe a mais?motor com menos de 2 mil rodados depois de retificado…

  10. Anderson brito disse:

    Eu comprei um palio el 1.5 ótimo carro porem consumo altíssimo um tanque roda no maximo 300 km toda vez q messo o consumo bate 6, alguma coisa meu sonho é ganhar na mega sena pra compra um posto de gasolina.

  11. jonatas disse:

    o meu palio 97 1.5 fas 12km por litro na cidade. quem não quer gastar com gasolina no carro compre uma moto que com 1 tanque você roda o mês inteiro.

  12. Gilmar disse:

    Já tive um Palio El 1.5 ano 96,baixa muito óleo de motor e tem um consumo exagerado de gasolina para o porte do carro,12 km/l na estrada.
    Toquei por um Astra sedan Milenium 2001,ótimo carro.
    Confortável,espaçoso e mais econômico,com média de 13.5 km/l com o ar condicionado ligado.
    Foi o melhor negócio que já fiz e o maldito Palio 1.5 nem tinha ar condicionado.

    • Gilmar, excelente troca, e também nunca entendi é bastante incomum encontrar o Palio 1.5 com ar condicionado, mais fácil encontrar com direção hidráulica do que com ar condicionado. O Astra é um excelente carro, confortável e com um excelente conjunto mecânico. Abraços

  13. charles disse:

    caraca tenho um desses mais ja são quase 20 anos ta na hora de trocar os profissionais de hoje não conseguem fazer um bom trabalho de recuperação neste carro!

    • Charles, infelizmente hoje em dia o nível dos profissionais está em decadência e cada vez mais difícil encontrar boas oficinas. Hoje os carros possuem tanta eletrônica com tantos sistemas de diagnósticos que os verdadeiros mecânicos estão quase extintos. Abraços

  14. Ola pessoal, vou recuperar um Palio 96/97 MPI 1.5. Ta com 100.000kl rodados e passou 4 anos parados….vamos ver seus problemas consumo e gastos…. gosto muito desse carro…. espero que de menos problema do que meu antigo fox 2004 todo eletronico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.