Envelopamento automotivo


Amigos, boa noite. Criei um novo site para tratar exclusivamente de projeto especiais (também) que é o www.roletado.com.br
Temos uma página no Facebook onde são publicadas diversas fotos de carros esportivos e projetos especiais www.facebook.com/roletado
Além disso siga o nosso novo perfil no twitter @roletado

Abraços

 

Bom dia!

Vou postar abaixo, algumas curiosidades sobre envelopamento/adesivação/plotter. Cada região utiliza um nome diferente, normalmente o envelopamento é o mais usual.

Dicas para retirar o envelopamento:

Não use gasolina ou tinner, pois estes produtos estragam a pintura do veículo. Quando a área for pequena você pode usar um outro adesivo (novo) colar por cima e retirar puxando com força. Repetir rapidamente várias vezes até retirar todos os restos de cola.

Porém a melhor maneira é usar um removedor “king”, porque este material não agride a pintura. (encontra em super mercados)

Como usar: Borrifar sobre a superfície e aguardar um pouco remover com espátula de plástico recolhendo a cola em um papel toalha, lavar o carro após a remoção da cola para que seja conc1uída a limpeza. “Caso seja necessário o veículo deverá ser polido para retirar manchas de queimado da tinta em volta do adesivo”.

Duvidas mais freqüentes

A aplicação e remoção de adesivos causa danos à pintura do veículo?

Não. Ao contrário, os adesivos utilizados, protegem a pintura contra a ação do sol e abrasão.
A remoção, quando feita em veículos com pintura original de fábrica, não apresenta nenhum tipo de problema, mas em veículos com pinturas refeitas, a tinta poderá soltar-se juntamente com o adesivo, caso o serviço não tenha sido bem preparado e executado. Pinturas originais e funilarias bem aderidas, requerem apenas um polimento simples após a remoção dos adesivos para devolver a condição original da pintura no veículo.

É possível adesivar borrachões, pára-choques, maçanetas e
plásticos em geral de veículos?

É possível, mas não recomendado pois estas peças geralmente são de materiais texturizados e não oferecem a mesma aderência que na lataria do veículo, destacando a maçaneta que pode sofrer
descolamento ou mesmo a perda de cor devido ao constante contato com as mãos.
Em geral o adesivo não resiste e começa a se soltar cerca de 30/60 dias após sua aplicação, enquanto na lataria resiste por vários anos sem problemas de aderência.
Trabalhos promocionais de curtíssima duração (até 15 dias) podem ter adesivos nessas peças.

Os vidros de veículos podem ser adesivados?

Sim. Segundo o art.12, inciso 1, da Lei no 9.053, Decreto 2.327, de 23 de setembro de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, na resolução 073/98, é permitido utilizar materiais que não tirem mais que 50% da visibilidade interna do veículo. Para isso, existe o Perfurated, adesivo perfurado com 50% de visibilidade que pode ser utilizado nos vidros para complementar a decoração.
Os vidros laterais de passageiro ou motorista e o pára-brisa não podem ser adesivados.

Devo alterar a documentação do veículo que foi adesivado?

“Envelopamentos” promocionais, concebidos para durar pouco tempo, não necessitam de alteração nos documentos. Uma licença simples para trafegar com o veículo adesivado pode ser obtida junto ao Detran. Veículos com decorações definitivas ou para um tempo indeterminado, necessitam ter sua documentação alterada para “cor fantasia” junto ao Detran. Decorações mais simples, que não interfiram na cor padrão do veículo não necessitam de alterações no documento.

Encontrei no youtube diversos vídeos sobre envelopamento automotivo, vou publicar um que eu achei bem interessante.

Novo Vìdeo (10/01)

UPDATE – 27/10 – Fotos do Salão do Automóvel (carros envelopados)

150 thoughts on “Envelopamento automotivo

  1. Jeferson luis disse:

    ola amigo, eu tenho uma kombi, e eu queria envelopar apenas o teto, mas com a bandeira do Brasil, eu teria q adulterar o documento, o nem pode, essa é minha duvida,

    • Joel, boa tarde. obrigado pela sua participação. Provavelmente a película instalada seja de má qualidade ou foi aplicada incorretamente, ou em uma hipótese remota alguém pode ter aplicado algum produto que reagiu com o envelopamento estragando o mesmo. Tire uma foto e me manda para poder publicar aqui. Abraços

  2. Rodinei Martins disse:

    Quanto tempo dura um envelopamento em média ..é o mesmo tempo que um pintura
    E se vale mesmo a pena optar …visto que meu carro esta com a pintura queimada..e me i nteressei por este procedimento de envelopamento. .. fico no aguardo de sua resposta…Obrigado

    • Rodinei, a película quando bem cuidada dura em média 5 anos. Não é igual uma pintura que dura 20 anos, mas é versátil e faz com que você mude o tom de cor do carro sem precisar de uma nova pintura (que depende da qualidade da tinta e do pintor) o envelopamento é um procedimento mais simples e mais difundido no mercado nacional.

  3. Fala meu amigo ! primeira mente quero te parabenizar, por essa iniciativa de trazer esclarecimento em nossas pesquisas. Algumas duvidas minha foram esclarecidas. Porem tenho uma para vc, sabe me dizer se consigo envelopar meu carro de aço escovado e onde posso encontrar esses produtos aqui no Rio de Janeiro ? Ai em Sp bomba mais aqui não acho !

    Grato irmão felicidades, e obrigado novamente já me ajudou bastante.

    • Vinícius, boa tarde. Obrigado pelo comentário e pela participação. A loja preto fosco vende o rolo, não sei se eles tem esse modelo, mas é uma boa opção para compra pela internet (ou telefone). Eles trabalham com a marca Oracal (Alemã) que é excelente (se não for a melhor hoje no mercado). Abraços

    • Wilson, boa tarde. Obrigado pela participação. Sim é necessário alterar a documentação para “cor fantasia” um despachante poderá auxiliar melhor no processo. Normalmente cobra-se R$ 600,00 para troca de cor no documento. Abraços. Embora o Cromo em si tenha um aspecto muito parecido com prata vai depender do bom humor do policial no momento da abordagem.

    • Anderson, bom dia. Obrigado pela participação. Dependendo da forma em que foi aplicada a massa para polir, poderá ter danificado a película. Para retirar tente passar um pano úmido com sabão neutro. Abraços

  4. POIS É ANDRE EU GOSTARIA DE ENVELOPAR MEU CARRO ZERO TODINHO DE COR MAGENTA SERIA POSSIVEL ISTO. É QUE EU TENHO UM FUSCA DESSA COR MAS NÃO AGUENTO MAIS REFORMA-LO POIS MORO NA PRAIA EM BERTIOGA E O FERRUGEM NÃO LARGA DO MEU FUSCA EM JANEIRO VOU COMPRAR UM CARRO ZERO E QUERIA QUE FICASSE DA COR DO MEU FUSCA MAGENTA.GOSTARIA TAMBÉM DE SABER QUANTO SAIRIA PRA FAZER O SERVIÇO. ME RESPONDA POR FAVOR SIM .

    .

    • Marli, boa tarde. Obrigado por participar.
      O problema é que envelopar o carro não vai resolver o seu problema, a maresia da praia que causa a corrosão irá atacar o seu carro por baixo e por qualquer outra fresta.

      O envelopamento irá ajudar a reduzir o problema mas não irá sanar ele definitivamente. O que você pode fazer é lavar o carro 1x por semana para tirar o efeito da maresia e antes de reforçar o carro, lixar ele todo e aplicar um produto contra ferrugem direto na lataria.

      Outro ponto de atenção é que o carro (principalmente a noite) deverá ficar em garagem coberta e fechada, para evitar os danos da maresia.

      Abraços e boa semana

  5. Aparecido Morais disse:

    Olá, boa tarde.
    No caso de um veículo vermelho original de fábrica que foi envelopado na cor branco e alterado seus documentos conforme a lei, pergunto:
    A retirada dos adesivos, para voltar a cor original (vermelho), basta a nota fiscal de fábrica para legalização do mesmo?

    • Boa tarde Aparecido.
      É necessária uma nova vistoria para retornar o carro para a cor original, o Detran entende que você está mudando a cor, não existe um status “voltar ao original” – infelizmente você terá que passar por toda a burocracia do envelopamento.

    • Aparecido Morais disse:

      Sanou minha dúvida e acredito que também de muitos outros usuários.
      Essa era uma questão não encontrada em nenhum site referente ao tema.
      Muito obrigado.

  6. joao disse:

    Ola!! amigo ve se voce ou algum participante dop seu site consegue me ajudar removi o envelopaento de um vectra petro 2006 e ficou forte residuo de cola, já passei tudo que se possa imaginar e nada de sair.. já não sei mais o que fazer, se alguem possa me ajudar ficarei muito grato..João 21-78323579 id 8*51604..
    email. jc.neves@ig.com.br
    ma\is uma vez\ obrigado

    • João, dificilmente o produto irá sair, já me falaram que se polir resolve, mas nunca tentei.
      Tente passar a “massa para polir número 2” e faça o polimento na mão com estopa e me fale os resultados. Abraços

  7. Thamiris disse:

    Olá André.

    Estou escrevendo para tirar uma dúvida sobre adesivação parcial do carro.

    Há mais ou menos 1 ano plottei toda a frota da empresa que trabalho com uma faixa lateral e a logo da empresa.

    Como o adesivo era impresso e os carros ficam o dia todo na rua ( sol, chuva, cocô de passarinho, etc) eles já estão bem desbotados.

    Agora eu queria apenas aplicar a logo da empresa, sem a faixa.
    Mas ouvi dizer que a parte adesivada ficou protegida e as outras não. por isso vai dar diferença na cor do carro.

    É verdade isso? Existe alguma maneira de evitar que isso aconteça?

    Obg.

    • Thamiris, sim é verdade, existe diferença no tom de cor na parte que era adesivada.
      Dependendo da diferença um polimento com uma politriz poderá equalizar essas diferenças de tonalidade, a diferença é gritante para carros muito velhos (com 10~15 anos de adesivo). – Exemplo carro da polícia, ambulância, etc.

      Um bom funileiro consegue equalizar a pintura do carro de uma forma que será pouco perceptível a diferença.
      Existe uma boa chance da diferença ser pequena e um polimento completo resolva, mas para isso é necessário ver o carro e avaliar a situação.

      Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.