Insulfilm Automotivo


Boa noite,

Um acessório que tem se tornado muito comum para vários proprietários de carros são as películas, pois as pessoas se sentem mais seguras pelo fato de não serem observadas por quem está fora do carro.

Principalmente as mulheres tem mostrado grande interesse nesse acessório, pois raramente elas são vistas em um carro que não tenha insulfilme.

Além das películas tradicionais existem também películas de segurança anti-impacto (anti-vandalismo).

As películas dos carros devem seguir os padrões exigidos pelo órgão que regulamenta o uso em automóveis, que é o Contran. Porém, a fiscalização deixa a desejar, isso porque o aparelho que é utilizado para verificar o índice de luminosidade das películas não foi regulamentado. O Contran está no processo de regulamentação do aparelho que mede a transparência das películas. O órgão ainda está preparando novas normas de fiscalização, que preveem o uso do medidor.

O processo de fiscalização deverá ser obrigatório, para todos os veículos que possuem película insulfilm. Antes dessa regulamentação a fiscalização era feita por uma chancela que o instalador põe nas películas que são instaladas mas, depois da regulamentação será feita através do aparelho medidor de transmitância luminosa, que é aprovado pelo inmetro e denatran.

Hoje em dia as multas aplicadas por causa das películas que não estão dentro dos padrões do órgão regulamentador, são aplicadas por não conter a chancela e documento do órgão instalador, pois são exigidos na fiscalização já que muitos motoristas preferem o insulfilme mais escuro que o permitido.

O uso de películas é liberado, porem não deve ferir o Código de Trânsito Brasileiro, que permite  75% de transparência no pára-brisa, 70% nos vidros laterais dianteiros e, no restante 50%. O grau de visibilidade dos vidros traseiros foi alterado, o nível é até 28%.

O carro que está com suas películas fora da norma deverá ser multado em R$ 127,69 e ganhará 5 pontos em sua carteira de habilitação. É uma infração grave, pois com o Insulfilm muito escuro diminui a visualização de obstáculos na pista.

Por um lado a película transmite segurança, por outro lado ela envelhece muito o carro: preste atenção e veja que um carro que não possui película tem a aparência de um carro muito mais novo independente do ano.

2 thoughts on “Insulfilm Automotivo

  1. Vanderson,
    Concordo com você, tenho insulfilm G20 na frente em um carro sem ar-condicionado.
    Em dias de chuva (principalmente a noite) eu sinto muita dificuldade para guiar.

    O ideal na frente seria o G35 e carro com ar condicionado para desembaçar o carro quando necessário.

    Abraços e obrigado pelo comentário.

  2. Vanderson disse:

    Fala André, to passando para deixar pelo menos um comentário….mas é realmente interessante essa questão sobre insulfilm, apesar de muitas pessoas gostarem muito desse tipo de proteção, limitando a visualização de quem esta fora do carro,deve-se ter cuidado ao colocar películas muito escuras,pois em noite chuvosas pode se tornar um vilão para dirigir e principalmente estacionar.
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.