Intercooler


Boa noite,

Intercooler, palavra tão falada no meio automobilístico, sempre ligada ao turbo compressor, muitas vezes também conhecida como pós resfriador, é um equipamento muito utilizada nos motores, mas qual sua função ?

Como já vimos, os motores turbinados “empurram” o ar para dentro do motor com pressão que, normalmente chega a 2 atmosferas e pelas leis da física, pressão gera temperatura, daí o ar aspirado pelo motor estará muito quente, mas o que isso tem a ver com o intercooler ?
Quando o ar é aquecido, suas moléculas se dissipam, entre elas a do oxigênio que é o responsável pela combustão juntamente com o combustível. Para ficar mais claro vamos pensar da seguinte forma. A temperatura normal, em 1 litro de ar teríamos uma quantidade “x” de oxigênio, quando o ar é aquecido, o mesmo litro de ar teria “x-y” moléculas de oxigênio o que anularia um pouco a ganho gerado pelo turbo, já que teríamos menos oxigênio para queimar devido a alta temperatura.


Para resolver esse problema, temos que abaixar a temperatura do ar novamente e é aí que entra em cena o intercooler, que nada mais é que um radiador de ar, semelhante ao utilizado para abaixar a temperatura da água do radiador dos motores.


O ar aquecido que sai do turbo e é conduzido até esse radiador, passa por muitas aletas que tem a função de trocar calor com o meio ambiente. Na saída, o ar atinge uma temperatura muito mais adequada, podemos dizer que, em média, o ar entra no intercooler à 140 º C e sai à 60 º C, com muito mais moléculas de oxigênio no mesmo volume, perfeito para gerar um bela combustão e termos um desempenho ainda melhor do que apenas motor turbinado.

O controle das temperaturas de um motor, quer seja da água, do óleo, do combustível ou do ar, exerce grande influência no desempenho, cabe ao intercooler fazer esse controle do ar no caso de motores turbinados.
Para quem vai turbinar um motor, o gasto extra com o intercooler vai valer a pena, é só conferir.

Quem faz o serviço?

  • Nascar – PowerChips
  • MVS Preparações
  • Herrera MotorSports

Obrigado

29 thoughts on “Intercooler

  1. Neto disse:

    André, um abraço. Tenho um Motorhome chassi do caminhão 7110 motor traseiro MWM turbo de fábrica e queria saber se ganharei um pouco de potencia instalando um intercooler, preciso só de um pouco mais de velocidade final, mas a relação do cambio acho ótima, não queria mexer nela. Obrigado.

    • Neto, boa tarde. Intercooler é somente para carros/caminhões Turbo. O seu motor é turbinado? se for o intercooler não aumentará (muito) a potência, apenas jogará ar frio (que é excelente) para a turbina.

  2. sandro disse:

    Olá. Tenho uma pajero sport diesel 2.5 turbo intercooler. Minha dúvida é : qual a influência do intercooler no motor? O motor tem fama de esquentar. Percebi que no intercooler tem uma ventuinha, qual a função dela. Pelo que percebir me parece que ela faz baixar a temperatura do ar que entra no motor. Pergunto isso, pq se aumentar a potência da ventuinha do intercooler fará alguma diferença na refrigeração do motor.
    grato pela atenção e Parabéns pelo site.

    • Sandro, boa tarde. Intercooler a grosso modo é um radiador específico para carros turbos, ele coleta o ar quente da turbina, resfria e joga novamente para a turbina. Basicamente é isso. O intercooler não aumenta a potência…. ele cria uma condição favorável para o motor (resfriamento do mesmo) que consequentemente faz com que o motor tenha mais fôlego, o conceito é o mesmo de alivio de peso… trabalhando com materiais mais leves para reduzir o peso do carro não aumenta a potência, mas faz ele ter um melhor. Obrigado

  3. fabio disse:

    olá andre. tenho um voyage turbo legalizado que ando na rua mas uso tambem na pista pra arrancada. é um carburado +ou – 350cv motor ap 2.1 forjado com turbina master power .50 e queria saber o que vc acha se compensa por o intercooler. vc acha que ele dara diferença pra arrancar? obg

  4. Renan Pontes disse:

    Amigo, Tenho uma Triton (3.2 Turbo Diesel Intercooler), a dúvida é:
    Se eu colocar um intercooler maior (pois o que vem de fabrica é pequeno), eu terei ganho de potencia ? Um Eletroventilador ajudaria muito, vale a pena por ?
    Valeu

    • Renan, um intercooler maior não dará mais potência, o ganho é imperceptível que não rende qualquer cv extra de potência.
      O intercooler possui a função de refrigerar o motor, quanto mais frio mais potente ele fica, mas a diferença quando já se tem um intercooler é pouca.

      Supondo se você tem um carro turbinado sem intercooler e você instala o componente, você só aumentará o tempo de vida útil do conjunto, potência, potência mesmo não dá.

      Abs

      • Renan Pontes disse:

        Ok André, valeu !
        A dúvida agora é outra:
        Minha Triton 3.2 a diesel saiu de fábrica com 165cv, remapeie o motor (hoje com 247cv) e a pressão do turbo foi aumentada. Nesse caso vale a pena investir em um intercooler maior ? Qual seria o tamanho ? Onde comprar ?
        abraço, Renan.

        • Renan, UM intercooler sempre é bem vindo, aumenta a vida útil do conjunto e de quebra você ganha fôlego para acelerar mais forte quando precisar. Casas de escapamento como Binho Escapes e Giba fazem esse serviço. Abraços

  5. faleu mais uma vez mlk ja vou começar a juntar desde agora kkk e obrigado pela dica de investir em freio e suspensão, to pensando em por disco nas 4 rodas, e suspensão to na duvida entre fixa ou esportiva vou ver isso antes de envenenar o cliosinho valeu meu quirido abraços

    • Daniel o Clio sinceramente fica muito foda com rodas no estilo EuroLook (aro 15 ou 16), rebaixado com molas esportivas, nem precisa mecher na suspensão, com as molas ele desce 4 dedos e fica perfeito. Monta um coletor 4×1, abafadores esportivos, farol de milha xenon amarelo e a lanterna traseira toda vermelha, que cor é o seu carro? me manda uma foto dele para eu publicar aqui (andre_cerberus@hotmail.com). Abraços

  6. muito obrigado amigo andre pelo esclarecimento ,me dis ai estou afim de ganha alguns cavalos tem alguma dica pra mim. se eu colocar um turbo q pressão e indicada p/ eu não danificar o motor original ou não tem essa hipotese vou ter q forja varias peças desde ja agradeço amigo

    • Daniel, não existe uma receita ou cálculo para chegar a um número de cv após uma preparação, cada motor tem uma receita diferente e consequentemente uma potência diferente. Existe sim a possibilidade de você turbinar o motor, sem a necessidade de forjar biela e pistão, mas a potência será pouca e a durabilidade também. Tudo depende do seu investimento, normalmente para um serviço decente você irá gastar algo em torno de 5 a 10mil dilmas….. lembrando que para uma preparação completa será necessário revisar os freios e suspensão, além do sistema de injeção do carro…. é complicado rs. abraços

  7. tenho um clio 1.6 16 v com 132 cv nao possuo turbina nele se eu instala -se um intercooler sera que iria aumentar o desempenho do carro ?geralmente quantos cvs o intercooler gera?desde ja agradeço amigo.ah qual deles vc indica ar/ar ou ar e agua?obrigado!

    • Boa noite Daniel, obrigado pela participação. O Intercooler em si não iria gerar qualquer rendimento para o seu carro, o mesmo é utilizado para refrigerar motores preparados, uma vez que o tradicional radiador não consegue dar conta do recado sozinho. O Intercooler envia ar frio para a Turbina – este é necessário para o aumento da potência.

      Na prática, quanto mais amena a temperatura do motor, maior será a cavalaria do mesmo, porém para isso o carro precisa ter seus componentes devidamente preparados por um profissional.

      O que pode acontecer quando se instala um Intercooler em um carro original (nunca vi) é ele ficar mais lento, porque deixaria o carro alguns quilos mais pesado. Abraços

  8. Diogo Marcellino Mendes disse:

    eu tenho uma s10 turbinada, intercooler, eu gostaria de saber uma coisa, o intercooler trabalha o tempo todo, desde a hora q vc liga o carro, ate a hora q vc para ele? ou ele liga e desliga dependendo da temperatura do ar do motor?

    • Diogo, bom dia.
      Obrigado pela participação.

      Depende do Intercooler instalado, se for do tipo ar/ar que não possui qualquer fluxo de água para acionar ele funciona em tempo integral.
      Se for Intercooler do tipo ar/água ele irá funcionar dependendo da temperatura em que o motor se encontra. Normalmente ele é acionado a 90º Graus e reduz a temperatura do motor para 30º.

      Abs

  9. cesar disse:

    boas não precebo muito de motores i quria uma opinião acerca de honda civic sport de 2004 diasel o carro tem 100cv i queria aumentar um pouco mais (cerca de 50 ou 60cv)i nao sei o que fazer para ter um motor kom mais cavalos mas sem problemas no proprio devido as modificações se me poder ajudar fico agradecido obrigado pela sua atençao.
    Abraço
    cs

    • Olá Cesar, vou tirar as suas dúvidas criando um novo tópico ok?
      Vi que você é de Portugal, o seu Civic não veio para o Brasil, mas eu responderei a sua dúvida com dicas de como extrair mais potência do seu carro.
      Pelo que eu vi o seu carro tem 110cv ou seriam os 100cv que você informou?

      Obrigado. Abraço

  10. Alex G disse:

    Tenho um fusca boxer turbo e estou pensando na possibilidade de por um intercooler. A pergunta é: por que o intercooler é colocado depois da turbina? No meu caso,ou em todos os casos, nao seria melhor providenciar uma captação de ar friu, considerando que o compartimento do motor é muito quente?

    • Alex, boa noite.
      Obrigado pela participação.

      O grande problema em realizar uma preparação de peso em um Fusca é o pequeno espaço do cofre do motor, devido a falta de espaço para as devidas adaptações.
      Você pode utilizar um intercooler ar/água que pode ser instalado em qualquer lugar do carro, a água do sistema de refrigeração fará todo o trabalho em manter o motor em uma temperatura aceitável para se trabalhar.

      Se o intercooler for ar/ar (mais barato, fácil de ser implementado) não daria para ser instalado no fusca, principalmente pelo fato do motor traseiro do carro não receber a mesma quantidade de ar como em carros com motores dianteiros (a não ser que o seu projeto seja realmente ousado em utilizar um motor dianteiro e usar o cofre traseiro apenas para o intercooler).

      O próprio intercooler é uma forma de captação de ar frio, pode-se utilizar ventoinhas auxiliares para aumentar a sua eficiência, fora essa dica, utilize também uma boa fita termotape para segurar o calor do motor. Jamais abra a tampa do motor para baixo, o calor que o motor solta na atmosfera voltaria para ele, o mais ideal é deixar aberto por cima, devido a aerodinâmica do fusca (que já é pouca) o ar entra de cima para baixo.

      Abraços

  11. marcio disse:

    tenho um golf 2002 turbo 1.6 8v comprei um intercooler do golf gti original tem diferença entre um original e um daqueles maiores… no ganho de potencia…

    • Márcio
      Obrigado pela participação.

      A diferença é pouca, existe um ganho relativo ao tamanho do intercooler, quanto mais frio o motor, maior será o seu rendimento.
      Porém quanto maior o intercooler, mais pesado ele é… e isso pode afetar o desempenho.

      Em carros de competição, são tiradas todas as estruturas possíveis e algumas partes do carro são substituídas por réplicas produzidas em fibra de carbono, justamente por causa do peso. No se caso foi uma excelente compra, a adaptação deve ter sido tranquila também, mas o ganho está mais relacionado a potência nominal do carro do que um kit feito para manter todo conjunto em temperaturas aceitáveis.

      Abraços e bom final de semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.