Faça-se a luz! Faróis Xenon


Boa noite,

Vou atualizar um pouco o tópico sobre de como funciona o Xenon. Esta semana eu estava pela rodovia Castello Branco e vi que existe uma grande quantidade de carros importantes que estão sendo equipados com faróis xenon. Mais importante do que usar é enteder o seu funcionamento, espero que com o tópico abaixo seja possível esclarecer dúvidas de pessoas que desejam instalar ou que já possuem o xenon instalado no carro ou na moto (que aliás eu não curto muito em motos… =D )

Imagine um carro equipado com um sistema de iluminação duas vezes mais potente que os faróis tradicionais. Acrescente também a possibilidade de o dispositivo consumir menos energia, e além disso durar mais. Apesar de ainda estar restrita aos modelos mais luxuosos, essa nova tecnologia de iluminação já existe e responde por um nome: xenon.

Na Europa, a Bosch produz o sistema xenon sob o nome de Litronic. Este sistema já é usado pelas principais montadoras, como Audi, BMW e Mercedes-Benz, e se difundiu em grande parte por seu forte apelo a segurança e conforto. No Brasil, ela é hoje encontrada como opcional nas versões mais luxuosas de alguns modelos.

O segredo dos faróis xenon está na adoção de lâmpadas de descarga por gás, ao invés da convencional tecnologia de lâmpadas por filamento. A descarga de eletricidade, em contato com o gás xenônio, produz uma reação química, resultando numa luz cerca de duas vezes mais forte. Além disso, a iluminação de xenon possui tonalidade mais branca e próxima à iluminação natural do dia. Mesmo assim, o consumo da lâmpada xenon é de 35 watts, o que resulta em uma economia de 36% em relação às lâmpadas comuns, chamadas de halógenas.

Apesar do segredo do sistema estar nas lâmpadas de descarga por gás, o funcionamento dos faróis xenon se completa com um dispositivo chamado starter. Diferente dos tradicionais holofotes de estádios de futebol, que demoram para acender, os faróis xenon possuem ativação instantânea, chegando a sua máxima eficiência em poucos segundos, graças ao fornecimento extra de energia liberado pelo starter.

O sistema xenon possui ainda uma unidade de comando para o controle da tensão elétrica que chega aos faróis. A principal função desta unidade é evitar oscilações na iluminação, quando, por exemplo, se dá partida no motor do carro ou quando ele é desligado. Além de manter uma iluminação estável, o controle de tensão garante à lâmpada do farol uma vida útil cerca de cinco vezes maior que a dos dispositivos convencionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.