::: Experiências ::: SP


Boa noite,

Roda aro 22, motor turbo diesel com intercooler, 245cv com apenas 2.200rpm, que carro seria? Com estas características qualquer utilitário esportivo chegaria bem próximo, neste caso estou falando da minha mais recente experiência, andar de ônibus em SP no horário de Rush (18h:00), o trajeto foi de apenas 13km e devido ao trânsito e diversas paradas pelo caminho eu consegui chegar em casa exatamente as 20h:00.

Não fiquei 2h dentro do ônibus, mesmo porque eu devo ter andado uns 10min e esperado no ponto de ônibus por outros 10min, fazendo uma conta rápida eu fiquei 1h:40min dentro do ônibus, para percorrer 13km, vamos a matemática que eu aprendi com a “Tia Gorda” do ginásio.

13km = 13.000 m
1 hora e 40 minutos são 6.000 segundos

v = 13.000 / 6.000
v = 3,868 m/s

Convertendo para km/h
v = 2,166 * 3,6
v = 7,79 km/h

Vou postar a tabela com a velocidade máxima dos jogares mais rápidos da Copa do Mundo 2010, embora não seja média, mas dá para ter uma noção de tão rápido é um ônibus.


Bom, agora temos a velocidade média… dá para sentir o drama em andar de ônibus na cidade de SP? Vamos as referências…

O trator do anúncio abaixo, possui uma velocidade média (trabalhando) de 7,5km/h…. isso é bizarro, mas é verdade, um ônibus em SP leva o mesmo tempo para percorrer uma pequena distância quanto um trator em uma lavoura.

*Crotalária = Vagens Secas

No site da SPTrans tem uma pergunta permanente “Que tal ir de ônibus?”         “-Não obrigado” – eu respondo sempre, as vezes eu sou educado, nos dias normais eu responderia “Só por decreto!” ou “Nem F***!!”, mas hoje depois de andar novamente de carro respondi de forma educada mesmo.

Andar de ônibus e não passar um stress, por menor que seja então provavelmente você está em uma linha alternativa, horário alternativo, cidade alternativa, estado alternativo, esta possibilidade simplesmente não existe na cidade de SP.

Encontra-se todo tipo de pessoa no ônibus, dos engravatados da C&A, Funkeiras, Psicóticos, Psicopatas, Bêbados, Doentes, Normais (casos raros). As pessoas ainda são divididos em duas categorias: Os que reclamam e os que reclamam muito. Normalmente os que reclamam muito não fazem nada e os que só reclamam fazem menos ainda.

É complicado definir a experiência em andar de ônibus na capital paulista…. Quando chove ferra tudo, quando faz sol ferra, em tempos normais também ferra…. Uma pessoa em sua sã conciência não andaria de ônibus por gosto, simplesmente por falta de opção mesmo, aos finais de semana o cenário muda, porém de segunda à sexta-feira são de longe a pior opção de transporte.

O transporte público é precário, todos sabemos, como melhorar ninguém sabe…  – li no jornal que a SPTrans recebe em média 200 reclamações por dia – muitas idéias e poucas soluções, porém a verdade seja dita, não encontrei sujeira dentro do ônibus (também não consegui olhar para os meus pés no trajeto), a alguns anos atrás os ônibus eram muito mais sujos, provavelmente porque na época da Luiza Erundina a forração dos bancos era de tecido (do mais precário) e juntava muito pó e substâncias que até hoje eu prefiro não imaginar o que sejam.

 

 

O transporte público tem muito o que melhorar, a cidade cresceu ( e continua crescendo rapidamente), se as coisas não mudarem, sinto em discordar de 1milhão e trezentas mil de pessoas que votaram no Tiririca…. “PIOR QUE TÁ FICA SIM”….

 

Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.