Ar condicionado


Boa noite,

Gostaria de escrever um tópico especifico para um item (não posso chamar de acessório) que está ficando cada vez mais popular em carros nacionais, trata-se do ar condicionado.

No verão as pessoas costumam agradecer a um dos principais investimentos no momento da compra do veículo – quando não vem de série – o ar condicionado acaba sendo usado sempre que possível.

Nos carros populares com motorização 1.0 o ar condicionado é visto como vilão, principalmente por roubar potência do motor para manter o ambiente o mais agradável possível.

E é verdade que ele é necessário em vários lugares do mundo, além do fato de que dirigir com os vidros fechados pode reduzir a fadiga do motorista durante viagens longas ou no barulhento trânsito da cidade. Mas, ainda assim, o ar condicionado aumenta algumas dezenas de quilos no peso do carro e suga energia mesmo se você nunca ligar o botão. Na cidade, por exemplo, ele aumenta o consumo em até 1 e 1,5 km/l quando é utilizado. Será que você consegue aprender a viver sem ele?

Vou tentar esclarecer algumas dúvidas comuns sobre o ar condicionado:

Na estrada vale mais a pena andar com o ar-condicionado ligado ou com os vidros abertos?

O aumento de consumo na estrada é equivalente. Tanto faz se você andar com os vidros abertos ou com o ar-condicionado ligado. Isso porque os vidros abertos produzem um arrasto aerodinâmico muito grande. Aí, não precisa nem pensar, o ar-condicionado é a melhor opção!

Posso andar sempre com a recirculação do ar-condicionado ligada?

Recirculação do ar-condicionado é aquele botão que impede o ar de fora de entrar dentro do carro. Ligamos quando passamos por lugares com cheiros ruins, também quando estamos atrás de um caminhão que solta muita fumaça. Mas deixar esse sistema ligado o tempo todo não é bom. Pois o ar vai ficando viciado, com pouco oxigênio. Use o sistema só quando for estritamente necessário.

Como usar o ar-condicionado ao chegar no carro, que ficou parado um bom tempo debaixo da luz do sol, e está fervendo?

Primeiro abra bem as portas e os vidros do carro. Espere alguns segundos. Feche as portas, ligue o carro e saia, com os vidros ainda abertos. Com isso, todo o calor vai sair. Ligue o ar-condicionado. Pode ser no máximo, não tem problema. Direcione as saídas de ar para cima, assim o ar frio irá cair e resfriar uma área maior. Não deixe o ar recirculando, pois o ar-condicionado vai acabar usando ar quente para funcionar. Deixe que o ar mais fresco de fora entre. Quando perceber uma melhora, aí sim feche os vidros.

Vou postar aqui um pedaço do programa Auto-Esporte (Globo) que fala um pouco sobre o assunto.

Obrigado

One thought on “Ar condicionado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.