Troca de Óleo


Boa noite,

Estava em um posto de serviços automotivos e me deparei com um feliz proprietário de uma Saveiro 2009, que não entendia nada sobre troca de óleo, disse a ele que faria um tópico sobre esse tema, espero que ele acesse o site e veja, caso contrário o tópico será de grande ajuda a outras pessoas da mesma forma.

É que longos períodos em marcha lenta no trânsito urbano acelera a degradação o óleo, pois nessas condições o excesso de combustível injetado no motor se acumula no lubrificante. Somado a isso, está o aumento da temperatura provocado pela deficiência de ventilação.

É importante lembrar que a troca de óleo depende não apenas da condição de uso do veículo, mas também do tipo de motor (original, turbo, aspirado….)

 

Toda vez que você for trocar o óleo do carro, tenha em mente alguns fatores:
1- Utilizar sempre óleo com a especificação do fabricante do seu veículo (ou superior).
2- Trocar o óleo com menos quilomentragem do que a máxima indicada no manual do seu veículo. Lembre-se que por ser a máxima, deverá ser o limite da troca e não o prazo normal. Procure a indicação mínima de quilometragem e, se não houver, acostume-se a trocar a 2/3 do prazo máximo (por exemplo, se for recomendado no máximo a cada 4.500Km, troque com 3.000Km). Fazendo assim, você terá motor conservado por mais tempo. Não “estique o prazo” da troca. Não vai compensar.
3- Troque também o filtro de óleo a cada troca de óleo. Saiba que num carro médio (nem top de linha nem popular), costuma ficar no filtro de óleo cerca de meio litro do produto antigo, mesmo quando se deixa escorrer todo óleo, e o óleo velho que fica, rapidamente vai “contaminar” o novo que você estará colocando.
4- Outras recomendações também são importantes:

  • Completar o óleo, não substitui a troca quando chega a hora certa de trocar o óleo.
  • Ao ligar o carro pela manhã ou quando estiver algumas horas parado, deixe o motor funcionar por pelo menos 30 segundos (o ideal é mais que isso), para que o óleo atinja uma temperatura boa de lubrificação e tenha chegado a todas as partes do motor. Acelerar o carro com o motor sem lubrificação, danifica muito. Nos primeiros quilometros, não dê alta rotação no motor.

 

5- Alguns fabricantes recomendam a substituição do óleo da caixa de marchas com certa quilometragem. Quando não houver esta recomendação, troque entre 30.000 e 50.000Km.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.