Dicas Chevette


Boa tarde,

Vou postar neste tópico algumas dicas de como trabalhar com um Chevette, carro lançado pela GM em 1973 e por incrível que pareça ele se encontra na categoria Sedan (assim como o Fusca), este incrível carrinho teve as suas variações passando por Pickup (Chevy), Hatch (mesmo nome) e por Perua (Marajó) .

O Chevette e suas variações conheceram vários tipos de motores, 1.0, 1.4, 1.6, nos EUA o carro teve um motor 1.8 a Diesel e aqui no Brasil diversas adaptações fora utilizadas, passando desde o motor 1.8 / 2.0 do Monza, 2.0/2.2/2.4 do Vectra (Chevectra) até mesmo os motores 4CC e 6CC do Opala. Carro de tração traseira o Chevette é um dos poucos carros que podem ser utilizados para a prática de Manobras Especiais (drift e afins… que aliás o verdadeiro Drift é somente com carros de tração traseira). O carro já teve premiações importantes como melhor compra, melhor carro, carro do ano, já foi o carro mais vendido do Brasil…. passou por tantos prêmios que aposentou as chuteiras em 1993 (20 anos de produção), poucos carros passaram ou passarão por uma produção tão longa.

Vou começar o tópico falando sobre como alterar as rodas do Chevette.

Boa leitura….

No Chevette é recomendável rodas com aro nunca maior que 15” , pois acima disso o conforto émuito prejudicado, assim como a estabilidade e a economia. Como a suspensão não foi projetadapara rodas maiores que isso (e não resolve muito o caso a troca de molas e outros componentes,pois o problema é de dimensão da caixa de rodas, como em todos os carros), também sofre desgasteprecoce com rodas de grandes dimensões. Salvo os casos em que, por se usar pneus de perfil baixo(195/45 18, por exemplo), as rodas e pneus ficam nas dimensões de um roda de, no máximo, aro15” com pneus de perfil normal (185/60 15, por exemplo). Mesmo assim, seu uso deve-se restringir apenas a pisos muito bem pavimentados (o que é bem raro no Brasil), pois o risco de perder um pneu em um buraco é muito grande.

Quanto aos pneus, dê preferência para pneus de “primeira linha” (Firestone, Pirelli, Goodyear, Toyo, Michelin, etc) e, no caso do Chevette com roda aro 15 recomendo as medidas 185/55, 185/60 ou185/65. A largura 195 já começa a prejudicar a dirigibilidade e a manobrabilidade do carro.

Dicas de preparação

1. Veneno Leve

Com essa receita ganhamos cerca de 10 % de força. Consiste basicamente emtrocar o carburador original, através da instalação de uma flange, por um Brosol 2E, original deMonza (Fig.50) e a troca de velas de ignição pelas de dois eletrodos ou com eletrodos de prata. Aeliminação de um eventual catalisador ajuda (e muito) no ganho de potência, assim como oabafador central do escapamento.

 

2. Veneno Médio

Ganho aproximado de 20% a 30% de força. Consiste em utilizar a receita doveneno leve com algo mais. Esse algo mais já consiste em coletores especiais de admissão e de escapamento, carburador Weber 44 e um comando de válvulas do Chevette1973, pois este comando tem melhor tempo de abertura.

 

3. Veneno “Pesado”

Esse já é um pouco mais complexo, vai exigir uma explicação pouco maisdetalhada e um pouco mais de “verba” para ser feito. Mas esse eu garanto que fica muito bom. Fizessa “receita” num Chevette 75, quatro marchas… o “bicho” alcançava 150 km/h em terceiramarcha, isso quando o veneno ainda não estava completo, pois ainda andávamos com o carburadororiginal do Chevette (corpo simples) e com o coletor de escapamento também original. A receitaconsiste em transformar o motor do Chevette num 2.3 litros. Como isso? Veremos a seguir:

* Preparação do bloco do motor – o ideal é comprar outro bloco, já meio “detonado” de preferênciaporque sai mais barato e, pelo o que vai ser feito, tanto faz se é novo ou já bem usado (tanto faz se éde motor 1.4, 1.6 ou 1.0). Em seguida manda-se o bloco para uma retífica onde será feito umserviço “especial”: a abertura dos cilindros para que caibam as camisas e os pistões do Opala seis cilindros.
O que será feito em seguida é a montagem desses pistões e anéis do Opala nas bielas do Chevette. Monta-se o motor normalmente. As válvulas continuarão as originais do Chevette, o que deverámudar, para se obter uma melhor performance é o comando de válvulas, que deverá ser um 289º ou286º.* Coletores de admissão e carburador. – Devem se usados os mesmos tipos de coletores usados no veneno médio, só que o carburador que eu recomendo agora é nada mais nada menos que um “quadrijet”, também conhecido com “quadrifoglio”, quando usado nos Alfa Romeo 2300 nacionais, pode-se usar um ou dois carburadores desses. O carburador Weber 44 também é uma boa pedida para esta receita.
* Sistema de Escape – Os coletores devem ser os mesmos usados na receita de veneno médio, ouseja, dimensionados. O restante do cano de descarga deverá ser “reto”, ou seja, semnenhum silenciados, abafador e (muito menos) catalisador, pois cavalo que anda também fazbarulho. Opcionalmente pode-se usar um abafador traseiro.
* Velas de Ignição e cabos de vela – Sugiro aqui velas de boa qualidade, de preferência as de quatroeletrodos, usadas em motores de aviação. Essas velas proporcionam uma queima maiscompleta da mistura ar combustível, o que resulta em respostas mais rápidas e uma relativaeconomia de combustível. Cabos de vela eu sugiro os supressivos e siliconados, a sugestãoque eu vou dar é um pouco cara, mas vale o investimento: prefira os cabos importados da marcaAccel.

* Filtro de ar e respiro do óleo – É só usar os esportivos de sua preferência e de boa qualidade, aquiilustro umas sugestões.

* Radiador de óleo – Num veneno como este é quase que indispensável o uso de um bom radiadorde óleo. É ele o responsável por refrigerar o óleo do motor, não deixando assim que ele “afine”muito. Podem ser encontrados muitos modelos de radiadores de óleo.

 

Obrigado!

59 thoughts on “Dicas Chevette

  1. Bruno disse:

    Boa tarde. Estou comprando uma chevette hatch 82 motor 1.6… irei trabalhar na segunda opção, porém, utilizando dois carburadores weber 44. Você teria indicação da marca das velas com 4 eletrodos… nao consigo achar para o chevette.

    Obrigado.

  2. felipe disse:

    Bom dia,
    TEnho uma marajó 1.4. e quero invenenar o motor dela, quero fazer direito ja,
    eu estava quase colocando um motor de opala 4cc mas vi que a potencia n sobe tanto e o motor é pesado e manutenção mais escassa.
    Dai pensei em por um motor AP, mas para fazer todas adaptaçoes coerentes vou gastar aprox. 5 ou 6 mil.
    Dai vi esta pagina e fiquei muito interessado, porem não é qualquer pessoa que faz este trabalho,
    Consegue me indicar um mecanico bom para este serviço ? neste nivel 3 que voce diz PESADO. quanto sera que irei gastar ?
    Muito obrigado.

  3. Ola amigo blz? Eu tô panhando um Chevette tubarão ano 74 1.4 . Eu tô pensando em restaurar o carro tudo e mexer no motor pra ficar um pouco mais nervoso, quero por motor no veneno médio só pra da um grau a mais no motor, ai eu tô querendo umas dicas d peças boas e acessórios pra eu fazer a modificação do motor. Obrigado e aguardo a sua resposta👍

  4. carlos alexandre disse:

    tenho chevette 91 1,6 s / gasolina // ficou uns dias pra ca parado // agora nao pega // liga da partida // mas nao liga // o que pode ser / alguem pode me ajuda ? descarega bateria mas pega conferi carburador ta chegando gasolina mas nao pega ?

  5. ricardo disse:

    Boa tarde..preciso de uma ajuda sobre colocar as os cabos de vela no Chevette já coloquei de varias posições mas ainda não achei as posições corretas ele fica falhando tem alguma ordem que vc possa me passar?

  6. leandro macyel disse:

    tenho um chevette 85 a alcool carburador simples e esta corroído preciso troca-lo coloco o simples mesmo ou coloco um 2e da muita diferença em consumo vale a pena

    • Gil, boa tarde. Sim, qualquer carro onde o ar condicionado seja adaptado ele sofrerá uma pequena perda de potência. Hoje menos comum do que carros mais antigos porque o sistema de ar condicionado atual são mais performáticos e roubam menos potência do motor.

    • Dan, boa tarde. Roda 17 fica muito top, mas eu colocaria 16 modelo do Astra SS.
      Rodas 17 darão muito trabalho para você adaptar e alargar os paralamas. 18 ficaria desproporcional ao carro, além do pneu ser muito mais caro.

      Eu ficaria entre as 17 e 16 original Chevrolet. Abraços e boa sorte.

  7. welber de souza disse:

    Olá gostei mt das dicas…tenho um chevette 85 com suspénsão a ar e to querendo deixar ele diferente de qualquer um q ja tenha visto a minha duvida é: qual tamanha maximo que posso colocar de roda para o chevette? E vale a pena gastar dinheiro em um carro 85? mt gente fala q nao vale q e desperdicio pq o carro e velho e queria saber de alguem q entende de chevette…o meu é 1.6 a alcool e quero dar uma envenenada nele tbem pois como disse antes quero um que nao tenha nenhum outro igual.Esse é meu carro (so tiraram as rodas quando comprei).

    • Welber, o céu é o limite quando se fala de tamanho de roda em um carro. Já vi Chevette aro 20. E se vale a pena gastar, isso vai muito do seu orçamento e quanto você está disposto. Matematicamente falando nenhum gasto com carro é bem vindo, tudo se perde é questão de gosto e de estilo. Já vi carros que ultrapassaram 100mil reais em peças, acessórios e componentes para performance…. sinceramente este é o tipo de dúvida que não se tem quando se está disposto a ter um projeto único. Abraços

  8. Lucas disse:

    Gostaria de fazer um turbinado, mas a duvida é, fica mais barato turbinar o motor orginal ou colocar um ap injetado? qro carro pra uso moderado, sem pisar fundo direto

    • Lucas, custos equivalentes. Se o seu motor estiver bom, compensa turbinar ele, caso contrário troque o motor, trocar nunca é uma boa opção principalmente porque é uma adaptação grande no carro, retificar e turbinar talvez seja uma boa.

  9. André, gostei da matéria bem legal, cara estou pensando em montar um chevette com motor de vectra 2.2 ou 2.4 para ir em track day, não quero turbo no máximo um compressor, você poderia me dizer uma oficina boa, sou de Santo André.

    ABS

  10. jose Carlos(cal) disse:

    boa tarde Andre;beleza!curti muito suas receitas de envenenamento pra chevetteira porem tenho uma duvida;quantos km cada veneno faz por litro?tenho um chevette 93dl e gostaria de envenena-lo.E qual e a melhor suspensao originál/ fixa /rosca/ ar? valeu parabens pelas dicas e obrigado.

    • Cal, boa noite. obrigado pela participação.
      O Chevette preparado vai fazer de 5 a 8km por litro, depende do pé, o consumo é relativo ao estado atual do motor, não dá para ter uma ideia exata de como ficará. Suspensão a melhor é a Fixa ou de Rosca, a rosca tem a comodidade de poder alterar a altura do carro e escapar de uma blitz, mas de 100% que equipam com rosca 120% não mechem nela… fica do jeito que está e pronto.

      A ar ainda é um problema, ainda mais para quem pensa em performance, as borrachas dão manutenção e podem estourar em alta velocidade… ainda não encontrei um kit decente para, na verdade só colocaria suspensão a ar novamente se alguma empresa me emprestasse para avaliar e fosse ainda em um carro deles, porque não coloco mais.

      A original é alta demais, Chevette com 4 dedos rebaixado é estiloso, vira outro carro…

      Abraços

    • chay disse:

      Rapaz, usa fixa…. cortei 2 elos na frente e 1,5 elo atras… t[a estilo muscle car. Top de mais e tipo, me perguntam se eu rebaixei o carro… passo em blitz de boa, e com xenom no farol, nada de milhas… porem o foco[e regulado para baixo.

  11. Marcos Vinícius Ferreira disse:

    Tenho um Chevette 91. Gostaria de saber o q devo fazer pra impedir q entre água toda vez q chove ou quando eu lavo. Abração!!

  12. andre disse:

    amigao saberia me dizer qual vela de 2 ou mais eletrodos caberia no chevette? pois todos os carros que pego, no geral antigo rsrsrs eu coloco estas velas mas ainda nao encontrei uma para o chevette

  13. bruno disse:

    ai véi, eu acho mais fácil turbina.. pq se vc dexa reguladinho ele nao vai bebe mais do q essa tua receita e vai ainda vai anda p caralho, fora aquela espirrada monstra a cada alívio..

    • Bruno, blz?
      Realmente a receita que eu postei aqui é algo bem simples e traria um pouco de emoção para dirigir o Chevy. No seu caso a turbina é mais fácil, mas dependendo do estado do carro no primeiro espirro metade do motor ficará para trás (rs).
      E realmente concordo com você que a emoção do espirro de uma turbina é incomparável. Abraços

  14. Sergio Santos disse:

    Queria saber se o radiador do chevette 1.6 ( RV2220 ), da conta de refrigerar um motor turbo 2.0 vectra , pois vi muitos chevettes com estes motores turbo e com radiador original

    • Sergio
      Normalmente o radiador original não dá conta de refrigerar um motor 2.0 ainda mais turbinado. O ideal é adicionar um intercooler no orçamento para evitar superaquecimento do sistema e consequentemente quebra do conjunto.

      Se o intercooler ficar pesado no orçamento, pelo menos um radiador maior você terá que usar para evitar transtornos futuros.

      Abraços

  15. André Oliveira disse:

    O comando do chevette do veneno médio é só o do ano 1973?
    Qual o ano que ele sofreu alteração?
    Sabe como conseguir um?
    Obrigado,
    André – Brasília/DF.

    • Olá André, obrigado pela participação.
      Para o veneno médio o mais indicado para Chevette são os Comandos de válvulas de 1973 até 1975 que são 318º, após 1975 mudaram para 280º e depois para 276º.

      Eu dei uma procurada no Mercado Livre e não encontrei um Comando 318 original do Chevette, o melhor é você ir em uma auto-peças e pedir pessoalmente ou fazer uma reserva.
      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.