Hyundai Azera 3.3 V6 Automático


Boa noite,

Eu achava o cúmulo da preguiça ir até a padaria de carro, as pessoas a cada dia que passam andam mais preguiçosas, eu mesmo se pudesse subiria as escadas da minha casa de carro para ir até o meu quarto.

Para não fugir muito da estatística da preguiça, fui até a padaria de carro, porém não era um carro qualquer, desta vez fui convidado a dirigir um Hyundai Azera 3.3 (V6), um verdadeiro “Canhão Sobre Rodas”, equipado com transmissão automática do tipo Tip Tronic, que permite trocas mais esportivas e um motor de 245cv (gasolina) o Azera se destaca pelo excesso de potência, conforto e sofisticação.

Logo que entrei no carro, percebi a inúmera quantidade de botões, pensei que até metade deles seriam apenas decorativos, porém possuem funções bem específicas, diversas delas bem divertidas. A primeira grande impressão que eu fiquei do carro é que por dentro ele é muito mais espaçoso do que por fora ele aparenta.

Se para alguns a aparência externa do carro parece ser grande (estilo Honda Accord, Toyota Camry e Ford Fusion) que são grandes por fora e gigantes por dentro. Estamos falando de um carro de verdade, nada de ajustes manuais, tudo automático, o carro só não faz baliza sozinho como do da Volkswagen porque deve ter alguma patente que impeça os coreanos de utilizarem.

Minha animação foi tanta pelo carro porque até então, falando de carros originais o carro mais potente que eu já dirigi foi um Ford Fusion 2.3 16v, que possui 173cv e já dá para fazer um estrago bem grande. Voltando ao Azera, o carro pode ser “tocado” com bastante calma, o acelerador é como de outro carro, dá para andar tranqüilamente pelas ruas da capital paulista sem necessidade de forçar muito o motor.

Porém estamos falando de um carro V6 com câmbio Tip Tronic, depois de conhecer as funcionalidades básicas do carro (entenda… acelerador e freio) peguei uma rua vazia na região da Sto Amaro e estiquei um pouco…. Ao pisar no acelerador com vontade logo veio o grito do motor (uma puxada de ar para alimentar as 6 bocas) de tal forma que eu senti o corpo grudar no banco do motorista.

Realmente é muito forte, as propagandas que a Hyundai gastou para divulgar o carro, finalmente fazem um pouco mais de sentido.

O carro é um luxo só, acabamento de madeira, couro branco, ar condicionado dual-zone, câmbio de 6 marchas, rádio embutido no painel e um painel de instrumentos muito completo de fácil leitura e interpretação.

O preço do brinquedo (2009) é de aproximadamente 57mil, é possível encontrar carros em excelente condição de uso, principalmente por se tratar de um carro com 5 anos de garantia (este no caso até 2014) e o preço do zero km na época (e até hoje) não é para muitos, torna-se exclusivo pelo preço e pela marca, que teve um crescimento devagar no Brasil, quem daqui se lembra do Accent? Carro que hoje é facilmente encontrado por menos de 10mil cruzados…

Um detalhe importante, o carro não é um esportivo, sua suspensão é bem macia, possui um comportamento muito bom na cidade, acredito que na estada também, quem busca esportividade pelo simples fato dele ter um câmbio que permite trocas manuais, esqueça, fique com um carro mais esportivo, principalmente porque o motor V6 não é um dos mais econômicos que temos. Ainda bem que alguns modelos não são Flex, se este carro fosse Álcool ele cairia no meu conceito se não tivesse um tanque de pelo menos 100l….

Obrigado

4 thoughts on “Hyundai Azera 3.3 V6 Automático

  1. eu tenho um azera 3.3 16v 2009 foi o melhor carro que tenlho de todos queeu tive mesmo que andar dentro de um aviao e muito gostoso rapido seguro estabilidade nas curvas cem por cemto e muito seguro conçumo otimo nao e gastador

  2. Luiz Henrique disse:

    BOM DIA,
    QUE BOM PODER FALAR DA SATISFAÇÃO DE DIRIGIR E ADQUIRIR 1 HYUNDAI AZERA. O AUTO, É TUDO AQUILO (E MAIS 1 TANTO) DO QUE SE PODE ESPERAR DE UMA MÁQUINA DELICIOSA; CONFORTO , ELEGÂNCIA, SILÊNCIO, TORQUE, DESEMPENHO E TUDO O QUE O FAZ , A GRANDE RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO DE MERCADO. QUANTO AO CONSUMO, VOCÊS JÁ VIRAM ALGUM 6 CILINDROS ECONÔMICO E QUE TENHA UMA REVISÃO TÃO BARATA???? ABRAÇOS, A TODOS… LUIZ

    • Luiz, obrigado por compartilhar a experiência de um Azera.
      Tive o prazer de dirigir um por pouco tempo e o carro impressiona pelo silêncio e suavidade no câmbio automático.

      Em relação ao consumo, não se pode esperar muito de um V6, o mínimo que este carro deve fazer é uns 7 na cidade andando calmo, é uma excelente medida para um carro de 245cv, porém é válido ressaltar que a relação de consumo x distância percorrida um dos fatores que menos impactam de forma negativa é a potência… quanto maior é a potência menor será o esforço do motor para atingir a velocidade X.

      Testes comprovam que quando falamos de carros 4 cilindros, um carro 1.0 pode consumir o mesmo de um carro 1.4, porém o preço no momento da compra torna o 1.0 mais atrativo, imagine a situação:
      carro 1.0 com ar e direção em uma ladeira
      carro 1.4 com ar e direção na mesma ladeira

      Qual carro irá consumir menos combustível considerando que ambos estão na mesma velocidade?

      Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.