Fiat Punto


Boa noite,

Vou falar de um carro que tem aparecido cada vez mais no trânsito em SP, o Punto. Design Europeu, fraco de motor (quando 1.4), o carro tornou-se referência como primeiro carro de quem busca conforto e um pouco mais estilo que o Palio.

O Punto no Brasil passou por algumas trocas de motores, passando o magro 1.4, do beberrão GM 1.8 e agora no equilibrado eTorq 1.6, depois de tantos anos a Fiat abriu mão dos motores MonzaTech para utilizar na prática o seu próprio conceito de mecânica.

Tive a oportunidade de dirigir todas as versões do Punto, a versão TOP com teto solar impressiona, tanto os ocupantes do veículo como quem está do lado de fora do carro, é uma boa opção ter este modelo ao invés do Stilo que acabou sendo substituído pelo Bravo (vulgo “Puntão”).

Mundialmente falando este carro teve os seguintes motores:

  • 1.2
  • 1.4 (Brasil)1.5
  • 1.6 16v E-TorQ(Brasil)
  • 1.8 8V(Brasil)
  • 1.8 16v E-TorQ (Brasil)
  • 1.3 diesel
  • 1.9 diesel

Tenho visto bastante o Punto na cor Branca, principalmente no município de Presidente Prudente, na verdade acredito que a maior concentração de carros de cor branca no mundo esteja naquela cidade… gostei muito dele na versão branca – quando limpo – parece a versão Abarth, os modelos Abarth são os esportivos da linha, assim como a versão “R” aqui no Brasil (Uno 1.5).

O problema quando o carro tem muitas versões é que o comprador da versão top de linha que desembolsa quase 60mil, encontra na rua o carro da mesma cor, com rodas compradas por fora do modelo dele, por 35mil… eu acharia isso deprimente, seria algo do tipo você ter um carro V6 enquanto o vizinho do lado tem o mesmo carro equipado com um motor 4CC 1.0, é uma diferença de preço gigante, porém o visual continua o mesmo, isso existem em alguns modelos em circulação no Brasil porém é bem mais comum encontrar disputas 4CC do que a plataforma do motor “V” concorrendo com cilindros em linha.

 

O teto solar no Punto é um grande diferencial, hoje no Brasil carros com teto estão se tornando cada vez mais comuns, mesmo quando importados é comum encontrar um carro com teto solar, infelizmente este item eventualmente não pode ser tratado como um opcional, porém acho bastante arriscado ter que instalar um teto solar em lojas especialistas, você estaria assumindo um risco muito grande em realizar esse tipo de alteração, mesmo porque pode-se alterar a estrutura da carroceria do carro, quando mal instalado.

 

Voltando a falar do Punto…

Em 2005/2006 chegou a ser o carro mais vendido da Europa e, ao lado do Bravo (sucessor do Stilo) e do recém lançado Cinquecento (Fiat 500) são responsáveis pela recuperação da FIAT que estava com problemas financeiros até a crise das montadoras americanas em 2008/2009.

 

No final do primeiro semestre do ano de 2010 a Fiat fez modificação nas versões disponíveis, com a adoção dos novos motores E.torQ, fabricados pela FPT, na unidade da cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, capital do Estado do Paraná.Com isso a Fiat corrigiu dois pontos fracos apontados pelos críticos.

Primeiro a opção de um motor mais forte que o Fire 1.4, no caso o 1.6 16v de 117cv; segundo a adoção de um motor menos áspero e mais moderno, caso do 1.8 de origem GM pelo 1.8 16v de 132cv.Outra grande novidade na linha 2011 foi a adoção do câmbio automatizado Dualogic®, que já estava disponível em outros modelos desde a linha 2010. Inicialmente o novo câmbio estava disponível apenas para as versões com motor 1.8 16V, porém a Fiat acaba de estender a opção para a versão essence 1.6 16V.

Dentro desta mesma linha surgiram críticas pelo fato de o modelo não haver entre os itens opcionais a mudança de marchas por borboletas, que foram adotadas no Stilo o ano anterior.

 

É um carro que agrada em relação ao design interno, volante e painel estão em perfeita harmonia, quando falamos em carros populares. Hoje o Punto finalmente virou uma opção de compra ao VW Polo, isso se deve as alterações mecânicas realizadas no modelo.

Até então eu ficaria com um Polo, principalmente por ter um motor que vai bem tanto no Alcool quanto na Gasolina e ser um projeto tão internacional quanto o do Punto.

 

Só uma curiosidade… vejam abaixo o Punto 1997

Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.