Problemas e Mais Problemas


Boa noite

Ter um carro é como um casamento… tem momentos altos e baixos, os momentos altos é ele cumprir o papel básico bem feito, os baixos é ele te deixar na mão quando você mais precisa ou quando ele simplesmente para de funcionar… vou colocar aqui algumas dicas de como resolver problemas “corriqueiros”.

Evite situações como esta:


O motor demora a pegar e se pegar engasga ou falha:
– Combustível adulterado
– Tanque de combustível com sujeira
– Bicos injetores entupidos ou sujos
– Vela cansada
– Cabo das velas com defeito
– Carburador sujo
– Platinado gasto
– Cachimbo gasto
– Filtro de combustível entupido
– Bomba de combustível com defeito
Após identificar o problema, troque a peça danificada ou leve-a para conserto. Procure oficinas de sua confiança ou a própria concessionária.

O carro começou a trepidar:  
– Coxim do motor defeituoso;
– Platô e disco de fricção defeituosos;
– Um ou dois cabos de vela podem ter se soltado ou, ainda, podem ter se partido;
– Se a trepidação é no volante, é problema de balanceamento ou alinhamento das rodas;
– A suspensão está com defeito.

O carro está consumindo mais combustível: 
– Vela cansada;
– Bicos injetores sujos ou entupidos ;
– Filtro de combustível entupido;
– Óleo do motor vencido, perdendo a capacidade de lubrificação;
– Correia do motor ou correia dentada frouxa;
– O motor está sendo forçado e as marchas não estão sendo usadas corretamente;
– Pneus descalibrados e/ou muito desgastados;
– Estilo agressivo de dirigir;
– Combustível adulterado;
– Tubo e filtro do respiro do óleo do cárter entupido;

Cuidados que podem ser observados para evitar o problema:
– Calibrar os pneus regularmente de acordo com as especificações do manual do proprietário
– Procurar abastecer em postos confiáveis e não se decidir apenas pelo menor preço
– Trocar o óleo dentro dos prazos estipulados no manual
– Fazer revisão preventiva em oficina de confiança ou concessionária
– Limpar o tubo do respiro do óleo do cárter e trocar esse filtro
– Fazer alinhamento regularmente.

As marchas arranham durante o engate:
– Embreagem com defeito no platô ou disco desgastado
– Pedal da embreagem mal regulado, muito alto ou muito baixo
– Trambulador do câmbio mal ajustado ou sincronizador desgastado ou com defeito
– Em situação mais extrema, dentes da engrenagem muito desgastados ou até quebrados

Câmbio pode ter vazamento de óleo? 
Mancha de óleo no chão embaixo da caixa de câmbio, seja ele manual ou automático, indica um vazamento. Ele acontece quando as juntas estão defeituosas ou se ocorreu espanamento das roscas do bujão. Se a mancha não for grande, leve o carro até uma oficina de confiança. Se for
muito grande, chame um guincho, lembrando que, no caso de carro com câmbio automático, tem que ser o do tipo plataforma.

Quando eu viro a direção até o final, um barulho vem da roda:  
Provavelmente a junta homocinética quebrou ou está para quebrar. Para testar seu funcionamento, vire o volante para um lado até o final do curso e tente sair com o carro. Se ouvir um estalo vindo da roda, realmente a homocinética está quebrada. Troque-a assim que puder.

Porque a direção hidráulica está muito pesada? 
– O fluido pode estar vencido, com o nível baixo ou misturado com água
– Deve-se verificar se há vazamento nas mangueiras ou em suas conexões
– A correia do compressor da direção pode estar frouxa
– As articulações junto ao sistema da direção, como terminais, ligamentos e braços da direção, podem estar com folga. É necessário verificar em uma oficina. Em alguns casos, um ajuste pode resolver. Dependendo da situação – geralmente em casos de desgaste exagerado – pode ser necessária a troca das peças danificadas.
– Defeito na caixa de direção
– Verificar alinhamento, cambagem e cáster
– Se a direção hidráulica fizer um ruído estranho ao ser esterçada de um extremo ao outro, esticar a correia soluciona o problema na maioria dos casos.

Um ruído intensivo vem das rodas quando o carro está em velocidade constante. Qual é o problema? 
Se o barulho vier da extremidade do eixo, bem junto das rodas, rolamentos desgastados ou defeituosos podem ser o problema. Os rolamentos evitam o atrito entre o eixo e o cubo da roda. A simples substituição deles eliminará o ruído.


O freio parou de funcionar, o que fazer?  
A primeira providência é reduzir as marchas, para que o freio motor ajude a diminuir a velocidade do carro, e puxar o freio de mão gradativamente. Não puxe a alavanca toda de uma só vez. Isso pode fazer o carro dar um “cavalo-de-pau”. Se você estiver no perímetro urbano e dependendo da velocidade, não haverá tempo para a redução das marchas. Passe para o freio de mão direto. Em rodovias, especialmente em descidas, vale a redução de marchas e o uso do freio de mão até a parada total do veículo – no acostamento, de preferência.
A falha de freio pode ter, basicamente, as seguintes causas: falta de fluido, vazamento do fluido por mangueira defeituosa, pastilhas ou lonas gastas ou cilindro-mestre (peça próxima do pedal de freio) com defeito.
Primeiro verifique o nível do fluido no reservatório do freio. Se ele estiver normal, o cilindro é a provável causa da perda de freio. Chame o guincho para tirar o carro do local. Aproveite para fazer uma revisão geral ao mandar realizar os reparos.

O marcador de temperatura do painel mostra que a superaquecimento. O que fazer? 
Pare o carro imediatamente. Se não fizer isso, ele esquentará ainda mais até queimar a junta do cabeçote ou até mesmo empenar o próprio cabeçote, o que comprometeria seriamente o motor. Com o veículo estacionado, abra o capô e espere o motor esfriar por quinze minutos.
Usando um pano, abra com cuidado a tampa do reservatório de água do radiador para verificar se está vazio. Se estiver, ligue o carro e só então coloque água. Depois disso, verifique se há vazamento em alguma mangueira do radiador ou se a correia da bomba de água está frouxa.
Essas são as causas possíveis do superaquecimento. Se estiver tudo em ordem, ligue o motor novamente e espere aquecer até atingir aproximadamente 90 graus centígrados (verifique no marcador de temperatura no painel). Observe se a ventoinha entra em ação. Se ela não funcionar, desligue o motor. Pode ser que o sensor, um fusível ou ainda a ventoinha estejam queimados. Leve o carro ao mecânico e troque a peça defeituosa.

54 thoughts on “Problemas e Mais Problemas

  1. marcio disse:

    tenho um classic 2011/2012 com 33.000km e quando pego auto estrada ele esfria muito a temperatura nao fica dentro da faixa de trabalho, sera a válvula termostática? no transito na cidade a temperatura fica normal.

    • Marcio, pode ser a válvula termostática mesmo. GM tem este tipo de problema, quem nunca teve esse problema com a válvula é porque não usa o carro, incrível como esta válvula costuma dar problema nos GM nacionais. A temperatura tem que estar até o meio, quando abaixo disso é ótimo. Seu problema pode ser uma falta de limpeza do sistema de arrefecimento, por isso na cidade o problema não ocorre.

  2. Izaias disse:

    Bom dia, fiz o motor do carro e suspensão, PÓLO SD , depois disso começou fazer um barulho de borracha , depois que aquece, o que fazer alguém pode me ajudar?
    OBRIGADO POR ENQUANTO

  3. ademir disse:

    boa tarde tenho um corsa sedam 2008 quando estou com o carro parado o volante treme muito e sinto o painel tremer tbm, na hora de sair com o carro o volante tbm treme o que pode ser?

  4. Matolinha disse:

    Boa tarde, meu carro e’ Automático, ele engrena a retaguarda quando quer, as vezes aceita e outras não e quando não aceita ele prende as rodas não aceita ser empurrado para trans.

  5. Ana disse:

    Olá ! Faz cinco dias que peguei meu carro, é um hb20 automático 1.6 tenho observado que quando ando nele ficam sempre cinco barrinhas onde indica a temperatura. Quando desligo percebi que demora a esfriar. Será que isso é normal ? Obrigada

    • Ana, boa tarde. Sim é normal, a temperatura do motor demora algumas horas para esfriar. Depende muito da região e do uso do carro, por exemplo se você utilizar ele por 2h em um trânsito intenso é capaz do motor esfriar depois de 1h:30 ou 2h. obrigado

  6. Silvio Cândido disse:

    Bom dia André, tem um classic 2011, o marcador de combustível não está funcionando e luz fica piscando quando ligo o carro, mesmo com combustível.

    • Silvio, boa noite. O problema pode ser a bomba de combustível que não esteja enviando a informação correta para o carro. Outra chance (remota) é que seja um problema no painel do carro. Neste caso é necessário levar o carro a um especialista para analisar se existe algum comportamento anormal.

  7. Vagner Oliveira disse:

    Recentemente me envolvi em um acidente de carro onde partiu a correia dentada. O mecânico a substituiu, mas disse que o carro está falhando. Que “dá pra andar, mas que está falhando um pouco”. Segundo ele, depois de trocada a correia dentada é que ele percebeu que pode ter entortado as válvulas. Como sou leigo no assunto, minha dúvida é se realmente é necessário retificar o cabeçote, se é somente a troca das válvulas, se o motor está fora de ponto ou se é porque o carro ficou muito tempo parado (aproximadamente 1 mês) e seja alguma sujeira no combustível.

    • Vagner, para o carro falhar podem ser diversos fatores, o fato dele ficar 1 mês parado não seria a causa do problema, qualquer 20l de gasolina aditivada com um frasco extra de aditivo resolveria o problema. Seu problema pode ser Vela, Válvula, Injeção Eletrônica…. cada caso um caso, é preciso avaliar o carro pessoalmente, no seu caso como teve a troca da correia dentada pode ser que tenha realmente que fazer a retífica completa do carro. Abraços

  8. Thiago disse:

    Primeiramente, na minha opnião este é a melhor assistência técnica “.com” que já verifiquei, digo isto porque tenho um Gol G3 1.6 que adora dar problemas rsrs.

    Bom, André meu caro, estou em um dilema aonde todos os mecânicos me empurram para mexer no cabeçote. Vamos lá.

    Na segunda-feira passada meu carro começou a falhar no meio de uma avenida, anoite, apresentando os seguintes quadros:

    – Falha na aceleração (pisando constantemente, ou bombeando).
    – Motor morreu.
    – Batia a chave e nada (apenas uns pipocos no escapamento).
    – Meu escapamento parecia estar furado.
    – Verifiquei o óleo e está com borra (antigo dono só deve ter completado o óleo).

    Já ouvi e li casos em que trocar os filtros e substituir o óleo resolveria o meu caso. (só que o carro não da a partida, apenas a bateria fica forçando a ignição)

    Outro ponto é que o “carvãozinho” que fica na parte de ignição também está gasto, devo trocar para diminuir o tempo de partida. Correto?

    Mas já passei por 3 mecânicos e me disseram que tenho que fazer o motor, agora estou em dúvida porque não tenho mecânico de confiança, o que era eu perdi a confiança depois de ter cobrado um valor absurdo na troca do meu radiador.

    O que devo fazer?
    Consegue me indicar algum mecânico de confiança na região de Osasco, André?

    Obrigado pela atenção.

    • Thiago, boa tarde. obrigado pela participação. O problema de VW Gol mal cuidado por antigos donos é exatamente isso, o carro vira uma verdadeira bomba na mão do dono. Se o óleo virou borra com certeza precisará fazer o cabeçote. Infelizmente não conheço ninguém da região de Osasco, somente ABC. O que eu indico para você é procurar uma oficina da Bosh ou Porto Seguro, são profissionais e deixarão você um pouco mais tranquilo. Abraços

  9. Jeconias disse:

    Bom dia!
    Estou com um problema na pajero full diesel. Quando acelera ela esquenta muito e quando tira o pé do acelerador a temperatura volta ao normal. O mecânico já verificou bomba dágua, radiador, embreagem viscosa, termostato e o sistema de ar quente que passa água e… nada foi encontrado. Será que é o cabeçote? Existe a possibilidade de esquentar e principalmente esfriar tão rápido assim?

  10. robson disse:

    Tenho um corolla xei câmbio manual ano 2001,ja alinhei e balanciei 02 vezes mas quando acelero em subida e faço as curvas na estrada numa velocidade de 100 a 120km o carro balança muito como se nao tivesse sido alinhado e balanceado ja levei em mecanicos e oficinas de alinhamentos e balanceamentos e nimguem descobre o problema.

    • Robson
      Boa tarde

      Os problemas podem ser:
      Suspensão (vazamento ou quebrada)
      Rodas (tortas, trincadas ou amassadas)
      Pneus (com bolha interna, quadrado ou com defeito mesmo)

      Dê uma olhada nas molas, coxim, bucha e batente. Todos estes itens prejudicam (e muito) a condução do veículo.

      Abraços

  11. Edu disse:

    Olá. Tenho um corolla Xei automatico 2001, quando faço um curva fechada em velocidade, escuto estalos no lado direito da suspensão, o que pode ser?

  12. Joao Paulo da silva disse:

    boa noite tenho corolla 99/00 1.8 16v
    automatico e ele esta demorando pra engrenar as marchas com o motor frio.
    fui em uma oficina aqui de campinas que só mexe em
    carro automatico
    o cara me falou que é uma borracha dentro do cambio
    que já esta gasta e se for mexer tem que fazer inteiro,
    e o valor me desanimou rsrsrsrs
    cerca de 3 mil.
    e ele falou que se trocar o oleo ai que o carro não vai
    andar mesmo.
    achei até estranho porque com o oleo novo
    vai esquentar mais rapido etc.
    fiquei sem entender
    e já comprei o carro assim
    peguei em outubro de 2012
    pois precisava de um carro automatico
    porque tive que amputar a perna no começo do ano.

    • João, boa noite. obrigado pela participação.
      Realmente não sei dar um diagnóstico preciso porque é necessário avaliar o carro presencialmente, mas de qualquer forma eu recomendo você pegar pelo menos mais 2 opiniões, porque nem sempre a primeira, por mais de confiança que a pessoa seja possa ser a mais assertiva.

      O Corolla é um excelente carro, o câmbio dele é para toda vida, diferente de um carro popular que o câmbio dura 100mil ou 200mil km.
      Claro que o antigo dono do carro pode ter usado o câmbio de forma incorreta, forçando as marchas, realizando a troca como se fosse um carro esportivo, etc…. mas de qualquer forma vale buscar mais opiniões.

      Abraços

  13. thionlleney disse:

    Tenho um corsa classic 2007/2008, comprei novo zero, tá com 47mil Km rodados é a segunda vez que a correia arrebenta, a primeira foi com 20mil é agora depois trocar com 38mil ou seja antes de completar os 20mil novamente, ela rodou só mais 9mil e arrebentou, o que devo fazer.

    • Olá,
      O problema pode ser o Desalinhamento entre as polias (comando e virabrequim), porém antes de mais nada é necessário verificar se a tampa do motor está raspando (a tampa lateral da correia) se estiver ela está “mastigando” e comprometendo a durabilidade da correia.
      O carro já Bateu alguma vez? A Correia é original?

      Abraços

      • Aurelio da luz disse:

        Tive um chevett que tinha k trocar a correia dentada umas 3 vezes…de tanto ver o mecânico desmontar e montar aprendi…resumo uma das polia da engrenagem k pega na correia estava gasta….eu mesmo troquei e acabou o plobrema

  14. alessandra martins cruz rodrigues disse:

    tenho um gol 2001 special 1.0 8 v,e ele esta fazendo barulho igual de rolamento de roda mas nao é o rolamento,ele faz esse barulho quando esta de 2º marça,colocou a 3ºpara o barulho o que pode ser este barulho?

    • Alessandra, obrigado pela participação, o que eu desconfio que seja é o trambulador, que é o mecanismo que transmite os movimentos para a caixa de Câmbio, infelizmente não dá para saber muito, porque é preciso ver o carro para ouvir de perto o problema. Mas provavelmente seja o trambulador.

      Abraços

  15. Elinaldo Santos. disse:

    oi,gostaria de um esclarecimento, tenho um corola 2001, e sinto que os discos de embreagem estão deslizando, ele perde a força e quase fica acelerando sem sair do canto, o que ser esse problema? já me disseram que eu trocasse o filtro de óleo e o óleo da caixa de marcha, está correto? obrigado.

    • Elinaldo, boa noite
      Obrigado pela participação, qual é a versão do seu Corolla (1.6 ou 1.8)? automático ou manual?
      Dependendo da mecânica e tipo de câmbio pode ser um problema diferente.

      Abraços

  16. Fernando disse:

    amigo boa noite…

    quero adaptar o painel do corsa classic digital ano 06 em um modelo mais antigo…

    sei que preciso do painel modelo KA e o oque mais?

  17. ADELINO disse:

    tenho um corolla 2001/2001 XEI 1.8 AUTOMATICO pedi umas peças que o mecanico pediu porem estou na duvida porque um dos vendedores disse que cambio automático não usa PLATÔ DE EMBREAGEM, DISCO DE EMBREAGEM E ROLAMENTO e ja um outro vendedor disse que tem as peças..por favor me tirem essa duvida??????????

    • Adelino
      As peças que você comentou são do kit do corolla manual, o carro que você tem, possui uma excelente caixa de câmbio, com este ano não deveria ter problemas com engate das marchas.
      qual é o real problema? abraços

      • Israel Heleno disse:

        tenho um Corolla automatico 2001 que treme toda a dianteira quando começo a acelerar e ele continua assim até nais ou menos alcançar os 80 km. Aí para de tremer. O que fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.