Técnica do envelopamento


Boa noite,

Alguns meses atrás eu iniciei uma discussão sobre envelopamento automotivo, hoje eu vejo que é uma das buscas mais realizadas no blog, vou renovar um pouco o conteúdo e tentar explicar como funciona o processo, documentação e duração da camada, que aliás como todo bom material possui um tempo de vida útil. Lembrando que propagandas ainda não são autorizadas, para mais informações, peço que envie um e-mail para andre_cerberus@hotmail.com.

Envelopamento.

Técnica que basicamente envolve em cobrir algumas partes do carro (ou completo) com uma película adesiva fosca ou colorida, no Brasil o envelopamento existe a muitos anos, a técnica começou com envelopamento da coluna das portas o famoso efeito “Fibra de Carbono”, depois da coluna vieram os retrovisores.

Por se tratar de lugares pequenos, a quantidade utilizada para cobrir essas partes é pequena, começou a se popularizar e ganhar espaço no carro. Nos últimos 3 anos é possível observar a crescente demanda de carros envelopados no capô, teto ou completo, o custo inicial para o envelopamento é de R$ 350,00 (somente o teto) para o capô acredito que o valor serja bem próximo disso.

A duração da camada envelopada é de aproximadamente 2 anos, quando aplicada em condições extremas (sol todos os dias e quando não há limpeza adequada do carro).  O envelopamento dá um efeito mais agressivo ao carro, porém sua aplicação exige alguns cuidados.

Ao envelopar somente o capô:

Cuidado ao viajar com o carro, a película não protege o carro de riscos profundos, sendo assim aquelas famosas marcas de pedra para carros que viajam muito irão rasgar a camada aplicada no capô e com isso você terá que remover todo o envelopamento e refazer o serviço.

Uma solução prática para proteger a frente do carro é uma capa de couro que é vendida em lojas de acessórios, porém o custo médio da capa é de R$ 350,00, somando com o valor do envelopamento o custo poderá ficar um pouco acima do orçamento.

Ao envelopar o Teto:

Observar se o teto não possui pequenos amassados, que podem ser causados por frutas ou objetos que batem no teto, meu colega teve o teto da Parati amassado por uma boneca que caiu do quinto andar do prédio de onde ele mora, o teto do Cerberus possui uma pequena marca de uma semente de qualquer coisa que caiu na praia, quando o aplicador passar o envelope, se o material não for bom, poderá ficar com uma bolha no local e com isso a durabilidade do teto será menor.

Ao envelopar o carro inteiro:

Temos um grande problema, se o carro não for preto você deverá dar andamento no processo de alteração de cor do veículo e se submeter a uma vistoria no Detran do seu município, hoje existem soluções para carros diferentes de preto… as películas foscas, são transparentes, alteram somente o brilho do carro. O grande problema da película transparente é que são raras de encontrar e normalmente custam mais caro do que a famosa preto fosco.

Indiferente da da cor, o processo é o mesmo, deve-se desmontar todo o carro (parte externa), parachoques, maçanetas e lanternas e faróis, existe um risco da montagem não ser feita de forma correta, eu posso falar por experíência própria que raramente lojas de acessórios montam um parachoque corretamente, principalmente se o parachoque alguma vez na vida sofreu uma colisão (por menor que seja).

Faltaram parafusos e com certeza a cola de vidro ou silicone será utilizado para prender um componente mais chato de ser preso. Eu vi uma Captiva sendo envelopada de branco (o carro era preto) e o processo estava caminhando para a segunda semana de trabalho árduo do aplicador. Com a popularização do processo de envelopamento alguns aplicadores “teco teco” fazem um serviço porco, cansei de ver carros com pedaços descolando ou com remendos mal feitos, com diferença de cor nas mais diversas partes do carro.

Minha recomendação é levar em um lugar bom, conhecido ou indicado e ver carros pessoalmente… por foto o portifólio sempre é bonito, porém pessoalmente a situação muda. Visite a loja e veja se ela oferece um lugar ideal para aplicar a película…. já imaginou um tucho de cabelo por baixo da camada?

O envelopamento protege a pintura? Sim protege e ao retirar não estraga a pintura do carro, porque a cola utilizada é própria para carros.

É caro porém ainda chama atenção… mas vamos para algumas indicações.

a) Não envelope carro quadrado, parati, voyage, gol, etc

b) Carro hatch fica realmente estranho, envelopamento é legal para carros do tipo Sedans ou Barcas…. C4 Pallas, Fusion, Corolla, Civic, Vectra

c) Coloque uma roda cromada ou uma roda diferente (aro maior, pintada de fosco, cinza, preto ou branco)

d) Envelopamento só fica legal em carro limpo, não deixe ele sujo ou o investimento gasto com a camada será jogado fora

Como o Contran trata este assunto?

Quando uma cor diferente daquela registrada no documento do veículo tiver predomínio, será preciso fazer a regularização junto ao órgão responsável.

RESOLUÇÃO Nº 292, DE 29 DE AGOSTO DE 2008
Dispõe sobre modificações de veículos previstas nos arts. 98 e 106 da Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro e dá outras providências.

Art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento.

Parágrafo único: A não observância do disposto no caput deste artigo incorrerá nas penalidades e medidas administrativas previstas no art. 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 14 Serão consideradas alterações de cor aquelas realizadas através de pintura ou adesivamento em área superior a 50% do veículo, excluídas as áreas envidraçadas.

Parágrafo único: será atribuída a cor fantasia quando for impossível distinguir uma cor predominante no veículo.

Veja na integra o conteúdo –> Resolução 292.

Vejam este vídeo da 3M de como é realizado o processo de envelopamento automotivo.

Envelopamento de roda?

É possível, nunca vi e não sei se daria tão certo, devido a temperatura do disco de freio, mas um americano fez um tutorial (em inglês) de como fazer a façanha.

Obrigado

Anúncios

158 thoughts on “Técnica do envelopamento

  1. Boa tarde! gostaria de uma informação e conselho. envelopei o capot do meu veiculo(ford fiesta hatch) ano 1998, poruqe a pintura somente dele estava muito ruim, queimada, só que no lugar que fiz o trabalho, não me informaram que era melhor PINTAR, pois em um site, li que não e recomendado, sendo que está aparecendo BOLHAS, FICOU ASPERO ALGUMAS PARTES E ETC… TEM 1 SEMANA E MEIO, O QUE FAÇO? ME AJUDE.

    • José, o envelopamento é algo extremamente complicado de se fazer, não é algo simples como prometem, porque depende muito da qualidade dos materiais utilizados. O envelopamento foi uma Febre a 5~10 anos atrás e hoje sua utilização é basicamente comercial para identificar carros de frota. Realmente o melhor a se fazer é pintar o capô mas o custo é muito mais elevado em relação ao envelopamento, vou considerar que o seu capô estava bem ruim para você tomar essa decisão, logo se estiver ruim (e feio) deixe com o envelopamento por pelo menos 1 ano até que você consiga arrecadar fundos para pintar o capô.
      Lembrando que se a pintura do capô foi prejudicada pela ação do tempo antes do teto ou outras partes do carro, provavelmente este capô foi repintado utilizando materiais de baixa qualidade, isso porque o processo de pintura das peças de um veículo na fábrica ocorrem no mesmo momento e o capô possui o mesmo material da lataria do carro, ele não deveria descascar antes das demais partes, ou fizeram um polimento mal feito que resultou neste efeito ruim no capô. Abraços

    • Lukas. Na época eu recomendei porque não havia material e nem mão de obra qualificada para envelopar. Hoje existem técnicas aprimoradas que permitem o envelopamento em carros mais quadrados ou redondos demais.

  2. Olá amigo, me tira uma dúvida, tive que trocar o capo do meu carro, porem comprei um na cor preta, quero envelopar o carro todo, no final vai dar diferença de tonalidade do capô pro resto do carro?

  3. Rodrigo Turle disse:

    Nunca vi um vídeo de Envelopamento de fusca.
    Isso sim seria um vídeo interessante, pois existem diversos carros modernos envelopados nas ruas, mas ninguém vê um fusca.
    Já tentei envelopar o meu várias vezes e todos os profissionais dam para trás ( não fazem ) nunca vi um vídeo completo de Envelopamento de fusca na internet!

    • Pintar um fusca é mais barato do que envelopar.
      Sem contar que o processo de pintura de um fusca é relativamente fácil. O fusca não possui muitas partes desmontáveis o que torna o envelopamento nele mais difícil e a pintura mais fácil.

  4. cleber almeida da silva disse:

    oi bom dia me chamo cleber gostaria de saber se é verdade mesmo q a pelicula da oracal transparente protege mesmo á lataria contra riscos e quanto custa um rolo desse.

    • Waguininho, boa tarde, infelizmente não tenho essa informação. Embora eu tenha um Fusca, ele fica em outra cidade guardado. O que você pode fazer é perguntar para algum vendedor de sucatadas de carro no Mercado Livre. talvez ele tenha essa informação mais rápido do que eu consiga para você. abraços

    • Leandro, boa tarde. Seria bem barato, porque o tanque é pequeno. Mas é preciso saber qual tipo de material e qual efeito você quer dar para a moto. Normalmente moto é pintada, porque a qualidade da pintura acaba sendo melhor. abraços

  5. Edson disse:

    Bom dia, tenho uma parati bolinha 97 verde bornel, e queria saber se ja tem envelope no mercado para essa cor, tanto verde brilhante ou o fosco e qual dos dois daria maior visual no carro? Se possível e por gentileza informar uma boa marca de material.
    Grato e abraços..

    • Edson, boa tade. O Verde igual da Parati eu nunca vi, já vi verde fosco e verde brilhante mas nada que seja parecido com o verde da sua parati. Marca de envelopamento hoje em dia uma das melhores é a Oracal. Melhor visual para o carro seria um verde fosco (estilo exercito) já vi carros verdes envelopados (verde mais forte) e não gostei do resultado.

  6. laercio disse:

    Olá meu ploter esta descolando na parte da frente,o teto era bem queimado.teria alguma cola para poder passar e fixar bem,fazem 2 semanas que coloquei.
    Obrigado.

  7. Alemão disse:

    Boa noite, um aplicador me falou que tenho que passar verniz após a aplicação do envelopamento para proteger e dar brilho, outro disse que não é necessário. Qual dos dois esta certo? Material da Oracal.
    Abraço

    • Alemão, boa noite. Obrigado pela participação. Jamais passar verniz, o adesivo já tem o seu próprio brilho. Passar verniz ou cera no adesivo irá prejudicar a vida útil do envelope. Depois de aplicado você só precisará lavar o carro com água e sabão (lavagem simples) e os jatos d’água tem que ser mais fraco e não pode ser de qualquer jeito senão pode arrancar a película. abraços

  8. wladimir disse:

    Oi andre olha tenho um vectra gt 2011 preto e queria envelopar de branco brilhante e o teto preto brilhante queria saber d vc quanto eu gastaria em média e se valeria apena tal mudança no seu ponto de vista grande abraço

    • Wladimir, usando um material top você gastará algo em torno de 6 a 7mil reais. O serviço fica mais barato do que pintar o carro todo, considerando que hoje está cada vez mais difícil encontrar um pintor que faça realmente um serviço bom. Com esse preço você pode trocar o seu carro por um branco e envelopa o teto de preto.

  9. kleber valença mota disse:

    professor boa noite meu nome é kleber tenho um gol quadrado 92 prata e quero envelopar o carro todo mais o antigo dono feis uns serviso no carro, ele estar com a maioria das partis do carro no aparelhada e outra na pintura . o envelopamento ele pega no meu carro , e que cor vc mim recomenda .( preto fosco).

    • Kleber, bom dia. obrigado pela participação. A película pode ser aplicada sobre qualquer superfície do seu carro, desde que não tenha ferrugem. Independente da cor que esteja é possível envelopar. Só tome cuidado com a cor, se o seu carro não for preto no documento e você envelopar de preto fosco você terá que arcar com as despesas de uma nova documentação. Vá de preto fosco e seja feliz. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.