Invasão Chinesa


Boa noite,

 

Ultimamente a gama de carros chineses que tem pousado aqui na nossa terra tem aumentado cada vez mais, existem carros chineses para todos os gostos e bolsos, porém uma característica comum dos carros chineses é que eles são “inspirados” em carros de grande popularidade, “inspirados” é um termo medíocre e criado por pessoas prepotentes.

É cópia, porcaria e igual ao “Oliginal” como dizia o nosso amigo Cebolinha…. fui rebater os bancos de um carro chinês e o acabamento ficou na minha mão enquanto eu via o banco cair para trás… claro que existem grandes marcas chinesas, a Chery e a JAC são grandes exemplos…

Achou caro um Smart ? compre um Nooble, metade do preço, maior, mais potente, mais completo, seguro mais barato, peças mais baratas, melhor que o original, vende bem, não é mico, equipamentos de luxo a preço de popular, motor mais forte da categoria, carro mais espaçoso, mais confortável, sobrevive a incêndio, alagamento, terremoto, maremoto, tsunami, erupções vulcânicas, eleições eleitorais e ainda por cima protege a CBF do Ricardo Teixeira….

Tantas características reunidas em um único carro que você caro leitor, se sente na obrigação de ter um e ainda comentar na hora do almoço… “Eu teria um fácil”, carros chineses são bons? Minha primeira impressão é de que se trata de um carro frágil com componentes ainda mais baratos do que o próprio carro, não existe segredo para carro bom, bonito e barato.

Não é porque o carro é desenhado na Itália (que virou moda) que o carro é bom, designer não é engenheiro, alguns carros podem ser feios, mas pelo menos encaram o nosso asfalto que é um verdadeiro queijo suíço.

 

Acima a foto do Nooble, carro chinês copiado descaradamente do Smart (foto abaixo).

O Nooble é um modelo fabricado pela empresa Shuanghuan que está tomando diversos processos da Mercedes por plágio descarado.

Mas não só o Nooble é cópia, alguém já viu os carros da empresa BYB?

Bonito, parece um Corolla (geração anterior) porém com uma característica bem incomum… a velocidade máxima do carro é de excelentes 150 km/h…. chegando a 120km que é 80% da velocidade máxima do carro, deve ser um barulho parecido um vespeiro formato dentro de uma lata de leite ninho…

 

Vou listar alguns modelos abaixo para quem busca opções paralelas, alguns modelos ainda não estão no mercado nacional, mas aguardem… até a copa do mundo aqui no Brasil, teremos grandes “novidades” circulando aqui….

 

BMW 7 X BYD F6

Smart X Chinese Smart (Nooble)

 

Toyota Prado X Dadi Shuttle

 

Rolls -Royce Phantom X Hongqi HQD

 

Mercedes C X Geely Merrie 300

 

BMW X BYD - Toyota X Geely

 

Honda CRV X Laibao SRV

Diante disso tudo existe um único ponto positivo, as marcas chinesas, aumentam a competitividade no mercado, hoje sim, eu concordo que pagamos muito caro por um carro que não oferece metade dos acessórios oferecidos pelas marcas concorrentes importadas, porém devemos reforçar que a nossa carga tributária é imensa, tudo na indústria automotiva é caro… comprar o carro é caro, manter o carro é caro, a gasolina está cada vez mais cara, sem contar na manutenção preventiva (quando é realizada).

O que mais me impressiona é que a indústria chinesa é gigante, eles tem potencial para criar e não só copiar, os sul-coreanos copiavam muito,  hoje são referência em criação e inovação, embora a estratégia dos caras sejam contratar todos os concorrentes, os grandes carros da Kia e Hyundai foram projetados ou desenhados por pessoas estrangeiras… italianos, alemães e até um pouco de japonês tem os carros, mas enfim, viraram o jogo a hoje são criados e não copiadores de grandes máquinas.

O Brasil produz muitos carros, sou a favor da nacionalização dos carros pelo simples motivo que gera mais empregos diretos e indiretos do que a importação de carros, mas o nosso produto nacional tem uma qualidade as vezes questionável e o preço não condizente com as características do veículo.

O que vocês acharam dos “comparativos” ?

Obrigado

5 thoughts on “Invasão Chinesa

  1. Pingback: Comercial Honda CR-V: Curtindo a vida a doidado « André Cerberus

  2. Gabriel disse:

    Ótima matéria, parabéns!
    Quanto a ultima parte do seu texto, também concordo que os preços de carros no brasil estão um absurdo, mas dessa vez não são os impostos os maiores vilões (claro que os impostos são altos), mas ja ouvi falar que o que deixa os carros tão caros no brasil são o alto faturamento das imdústrias, elas tem uma margem de lucro 3 vezes maior no brasil em relação aos outros países, como exemplo disso, o honda city é fabricado no brasil e é vendido pela metade do preço no méxico, e ainda com mais acessórios.

    • Gabriel
      Obrigado pela participação, realmente o preço dos carros (populares) sofrem com a alta carga tributária do Brasil.
      Daqui a pouco teremos Gol, Palio e Celta sendo vendidos na casa dos 40~45 mil…. absurdo.

      abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.