Tudo Sobre: Hyundai Veloster


Tudo Sobre Hyundai Veloster

Recentemente tenho recebido diversas mensagens e solicitações para que sejam enviadas mais informações sobre o novo lançamento da Hyundai… o Elantra passou despercebido, porque até agora pouco se sabe sobre o carro.
O Veloster por sua vez é a grande sensação do momento…. motor 1.6 potente, injeção direta, painel LCD, Sistema Blue Link… escrevi alguns artigos sobre cada um dos componentes e espero que este seja o mais detalhado sobre todos os recursos do carro.
A Hyundai introduziu sua tecnologia de ponta no Hyundai Veloster, o cupê de três portas teve sua primeira aparição no North American International Auto Show 2011.
O Veloster 2012 oferece inovações para o segmento de cupê compacto, com uma porta única do lado esquerdo, os passageiros entram pelo carro somente pelo lado direito, oferecendo mais segurança no embarque e desembarque, por estarem ao lado da calçada, Blue Link é um sistema de gerenciamento do automóvel, que integra as funções da injeção eletrônica, rádio e telefonia, este sistema conta com um display de sete polegadas touch-screen.
O motor é totalmente novo (1,6-litros) de injeção direta, quatro cilindros e dupla embreagem (sistema similar ao que os carros da marca Audi possui atualmente). O desempenho do motor é excelente, o conceito de downsizing foi aplicado fortemente neste modelo, porque ele consegue excelentes medições com baixa cilindrada alinhada a redução de poluentes emitidos pelo motor.

Inspira esportividade

Design exclusivo Hyundai Veloster parece que foi inspirada em motos de alto desempenho. A traseira possui uma área envidraçada como o finado C4 VTR. Na frente é um carro agressivo só pelas linhas do carro é possível esperar que debaixo do capô teremos (assim como no Civic SI) um verdadeiro esportivo quatro cilindros.
O carro possui alguns mimos… Grade cromada, iluminação interna por Leds, acabamento cromado dos faróis de milha, faróis de neblina, um blackout para unir o teto (solar) com a lateral do carro, dando a impressão de ser totalmente panorâmico.
Hyundai Veloster vem de fábrica com rodas de liga leve de 17 polegadas e oferece dois tipos de rodas de 18 polegadas. A versão top de linha vem equipada com rodas de 18 polegadas com um destaque para as pinças de freio.

2012 Hyundai Veloster


No interior, o console central do veículo possui um design bem harmonioso, sem exageros, a central multimídia – a mais completa que eu já vi – exibe informações em tempo real do comportamento do carro e de quebra um GPS com os mapas do Brasil, pode parecer besteira mas as primeiras versões do Ford Fusion que desembarcaram do México aqui, só tinham os mapas dos Estados Unidos cadastrados….
Os Pedais são de liga leve, o volante e a manopla de câmbio possuem acabamento em couro.

A terceira porta
Hyundai Veloster combina o estilo de um coupé e a funcionalidade de um hatchback ao mesmo tempo, incorporando uma porta adicional do lado do passageiro – ou seria uma porta a menos do lado do motorista ? -.
A maçaneta da porta traseira do carro está localizada na mesma posição dos carros da Peugeot, acima e na mesma cor do Blackout da porta, sendo assim a primeira impressão que se tem quando olha o carro na rua é que ele é um Hatch de 2 portas.

Motor GAMMA 1.6 litros GDI

O novo motor, batizado de Gamma 1,6-litro de quatro cilindros (138cv) é o menor motor da Hyundai equipado com o sistema de Injeção Direta (GDI). GDI tecnologia que ajuda a proporcionar economia de combustível estimada estrada de até 40 mpg, emissões mais baixas e maior confiabilidade.

Curiosidade: 40 MPG é uma medida americana que representa 40 Milhas por Galão que é o equivalente a 17 Quilômetros por Litro. Nos Estados Unidos existe um ranking para definir os carros mais econômicos e são eles:
1. Toyota Prius
2. Honda CIvic Hybrid
3. Ford Fiesta ECOnetic
4. Mercedes-Benz C 250 CDI
5. Smart fortwo

A tecnologia de injeção direta permitiu aos engenheiros da Hyundai criarem um motor poderoso de baixo consumo de combustíveis e baixos níveis de poluentes.
Apenas para reforçar o que é a injeção direta…. Nos motores a gasolina de injeção direta, a mistura Ar/Combustível se forma diretamente na câmara de combustão. Durante o tempo de admissão, somente o ar de combustão é puxado através da válvula de admissão aberta, com o combustível sendo injetado a alta pressão na câmara de combustão através de injetores especiais. A medição precisa, a preparação e distribuição do ar admitido e do combustível injetado em cada tempo de combustão resulta em menor consumo de combustível e baixos níveis de emissão de poluentes.
Através do uso de GDI (Gasoline Direct Injection), a Gamma 1,6-litro motor gera uma potência de pico estimado de 138 cv a 6.300 rpm e torque máximo de 123 kgfm em 4850 rpm.

Mas GDI é apenas uma parte da história como a Gamma nova também apresenta Cronometragem de Válvula Dupla continuamente variável, um controle eletrônico de aceleração, uma cadeia de cronometragem rolo, indução variável e inovador anti-fricção revestimentos, tais como CrN Vapor Deposition revestimento física (PVD) e Diamante como revestimento de carbono (DLC).

Sistema de dupla embreagem

Talvez a vantagem mais cativante de uma DCT (sistema de dupla embreagem) seja a redução do consumo de combustível. Devido ao fluxo de força do motor para o câmbio não ser interrompida, o consumo cai drasticamente. Alguns especialistas dizem que uma DCT de seis marchas pode render uma diminuição de até 10% no consumo de combustível quando comparada a uma cinco-marchas automática.

Este motor também tem um modo Eco nativo que modifica a potência do motor e controle da transmissão para a economia de combustível que se traduz em mais de uma 7% de economia de combustível.

Divertido de conduzir

O Veloster Hyundai é equipado com uma suspensão dianteira McPherson, molas helicoidais, amortecedores a gás e um estabilizador de 24 mm de diâmetro. A suspensão traseira é um peso-leve feixe em V-torção, o carro vem equipado com uma barra estabilizadora de 23 mm permitindo maior estabilidade em alta velocidade em curvas. A suspensão traseira também usa amortecedores monotubo para conforto de condução.
A direção elétrica do carro torna ele macio de conduzir na cidade e a mesma fica mais rígida de acordo com a velocidade do carro, quanto maior a velocidade mais firme será a direção.

Obrigado

3 thoughts on “Tudo Sobre: Hyundai Veloster

    • Boa noite,
      O Veloster que desembarcou no Brasil é um fiasco…. não tem nada de esportivo e de quebra o carro tem 121cv e não tem injeção direta….. a versão mundial do carro possui 140cv com excelentes níveis de potência e injeção direta (que hj aqui no BR só é usada em esportivos importados).

      Se colocar um Veloster em um VectraMonza GT…. o nosso dinossauro chegará mais cedo no final…. porém o Veloster é bem mais bonito… mas manco.
      A FullPower deste mês tirou a dúvida e no dinamometro o carro tem 19cv a menos do que o anuncio oficial da montadora…. vergonha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.