Como Regularizar um Turbinado


Boa noite, recebi ontem uma pergunta de um jovem desesperado, havia sido parado em uma Blitz com o seu Golf modelo 2002 turbinado em um açougue de esquina… por sorte o policial liberou o carro (provavelmente com algum café) e disse que se ele não regulamentasse o carro na próxima blitz era pátio.

Esse tipo de situação acontece com bastante frequência, as pessoas alteram os carros, gastam horrores com performance e estética e simplesmente esquecem que toda e qualquer alteração no carro original está proibida por lei.

Normalmente o pobre infeliz deixa o carro do jeito que está, o carro tem 200cv na roda e no documento consta apenas 86cv, suspensão a 2 dedos do chão, pintura com efeitos, rodas maiores, freios dimensionados…. nada consta no documento.

Para carros turbinados o efeito ainda é mais notável… o tipo de combustível… a alteração do original a gasolina para alcool ocorre com bastante, porque a taxação que se consegue com o alcool é melhor e com isso dá para extrair alguns cv’s a mais mudando o percentual de urina no tanque.
Para rodar com o motor preparado, o primeiro passo é ir ao Detran e pedir autorização para a mudança. Dependendo do estado, pode ser necessário pagar uma taxa. Leve o documento de transferência (CRV) e o certificado de registro e licenciamento (aquele que deve acompanhar o carro no dia-a-dia), além de RG, CPF e comprovante de residência do dono do veículo. Na maioria das vezes, um despachante pode cuidar do processo, que pode levar um mês. “Custa o mesmo que uma transferência”, diz José Carlos Júnior, do Despachante Porsche, de São Paulo. Depois disso, o motor pode ser modificado. Não se esqueça de pedir as notas fiscais. O próximo passo é fazer uma vistoria em oficina certificada pelo Inmetro. A lista está no site do órgão
( http://www.inmetro.gov.br/qualidade/etp.asp ). Ao final, a oficina emite o Certificado de Segurança Veicular (CSV). Finalmente, com o CSV e a documentação em mãos, o veículo passa por uma vistoria de chassi no Detran, que vai emitir um novo certificado de registro, no qual deve constar a frase “veículo modificado”.

Carro regularizado

 

Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.