IPVA 2012 – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores


Boa noite,

O Final do Ano é marcado sempre por festas e comemorações importantes, alguns aproveitam o final do ano para trocar de carro também, a oferta acaba sendo menor e os descontos são maiores, a oferta é menor pelo simples fato do carro ter a sua desvalorização maior agora na virada do ano.

Algumas concessionárias apresentam valores atrativos, documentação grátis e alguns mimos só para ganhar a venda, o consumidor por sua vez, as vezes esquece que logo no começo do ano terá que arcar com alguns impostos, na sua grande maioria são cobrados valores altos e podem comprometer o orçamento familiar em alguns casos.

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um destes impostos que todos nós pagamos com o maior desgosto da vida, teoricamente ele deveria arrecadar fundos para cobrir as despesas de manutenção de vias públicas, sinalização, saúde, educação, segurança, transporte, etc. Aliás… o imposto também é cobrado para proprietários de embarcações e aeronaves, nada escapa!

O valor cobrado é por veículo e pode variar de 1% até 4% do valor de tabela do mesmo, lembrando que o valor é por veículo… quem tem mais de um carro na garagem deverá arcar com as despesas individuais de cada veículo, carros com mais de 20 anos são isentos do imposto.

Para você não ficar perdido em relação aos vencimentos, segue abaixo uma tabela com as datas de cada vencimento de acordo com a placa do carro, lembrando que o valor pode ser pago em até 3x com desconto ou valor integral após o vencimento do boleto.

Para caminhões o vencimento é diferente

Segundo o site ZAP, o pagamento do IPVA deve ser realizado da seguinte forma.

Para efetuar o pagamento do IPVA 2012, basta contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), e efetuar o recolhimento no guichê de caixa, nos terminais de auto atendimento, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. A lista de bancos credenciados está disponível no site da Secretaria da Fazenda (www3.fazenda.sp.gov.br).

Consulte o IPVA do seu carro AQUI.

Obrigado

2 thoughts on “IPVA 2012 – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.