Cronologia Chevrolet Corsa B


Boa noite,

Recentemente eu fiz um grande tópico falando sobre o Fiat Palio, esta semana o carro que merece destaque no site será o Chevrolet Corsa, o carro está presente no Brasil desde 1994, na época em que os carros estavam começando a ter linhas arredondadas, para quem não se lembra o Voyage, Gol, Chevette e Uno são um dos poucos exemplos de carros que foram produzidos no ano.

O carro mundial da Chevrolet está presente em diversos países da Europa, Ásia e América Latina, normalmente os carros sofrem alterações em seus nomes, no caso do Corsa não foi diferente, para os países que não adotaram o nome Corsa os nomes Chevrolet Sail e Chevrolet Barina substituíram tal nome.

Na Europa ele é montado pela Vauxhall e Opel (todas são Chevrolet). Voltando a falar sobre o carro, o Corsa veio para o Brasil com uma grande inovação, foi o primeiro carro nacional popular equipado com Injeção Eletrônica, nos anos 90 ainda era comum ver carros circulando com carburador ou o carburador eletrônico, que até hoje é odiado por mecânicos e proprietários.

O Brasil não recebeu o Corsa na sua primeira geração, ele já veio em sua 2ª Geração, conhecido como Corsa B. O carro veio em diversas versões: Corsa Wind 1.0, Corsa Wind Super 1.0, Corsa GL 1.4 e Corsa GSi 1.6 16v.

O GSI até hoje é um carro bem raro de ser encontrado, na época o preço dele era muito caro quando comparado como Corsa Wind, com um GSI dava para comprar tranquilamente 2 Corsas Wind, essa mania de brasileiro comparar os carros simplesmente pela estética ao invés de ter completa noção do que o carro vem de série. Um fato recente é o Civic SI onde até hoje eu vejo em fóruns falando que ele é um Civic equipado com motor 2.0… prefiro nem comentar porque isso renderia outro tópico e estamos aqui para falar do nosso querido Corsa.

O GSI é um esportivo equipado com o motor 1.6 16v com Teto Solar, AC, DH, Bancos e Rodas exclusivas. Infelizmente são poucos os modelos originais que vemos rodando por aí. Não comparem o motor 1.4 do Corsa dos anos 90 com os atuais motores 1.4, o atual é bem mais moderno, potente e econômico, quando comparado com esta versão que não vingou muito no mercado.

Em meados de 1996 ~ 1997 o Corsa teve mais 2 versões o Sedan (que hoje é o Classic) e a Pickup. Embora os houvessem versões 1.6 destes carros o motor 1.6  da época é bem diferente do motor 1.6 dos anos 2000 em diante. Os motores EFI (antigos) possuem somente 1 bico injetor, enquanto os MPFI possuem 4 bicos.

O Corsa teve diversas versões no mercado nacional, Hatch 2 portas, Hatch 4 portas, Station Wagon (Perua), Sedan e Pickup, abraçava todas as fatias do mercado, o Corsa é um excelente carro quando falamos de Custo x Benefício, embora seja comum encontrar no mercado versões sem Ar Condicionado e Direção Hidráulica, um Corsa continua sendo uma excelente compra, seu custo de manutenção é extremamente barato e encontra-se peças de reposição no mercado de forma fácil e rápida.

O Corsa é um carro bom para se equipar também, as rodas por exemplo podem ser herdadas de todos os carros da GM que possuam a furação 4×100 (Vectra, Astra, Meriva e Agile), é comum ver nas ruas Corsas com rodas de Astra e Vectra. A furação é comum também no Renault Megane antigo, dá para encontrar rodas de ferro aro 16″ que podem ser herdadas do Megane.

Particularmente o Corsa nas suas versões peladas nasceu para correr na pista de Interlagos em Track Day, o meu um dia terá a preparação necessária para correr sem ficar muito para trás, a versão pelada dá para equipar freios e rodas maiores e além disso um turbo com kit intercooler para resfriar o cofre do motor.

A instalação do intercooler é complicada para carros com ar condicionado, porque o cofre do corsa fica com pouco espaço livre para instalar este importante componente.

Cronologia

1994 – Inicio de produção nas versões Wind 1.0 e GL 1.4 de 60 cv
1995 – Versão esportiva GSi 1.6 16V de 106 cv e versão picape
1996 – Injeção eletrônica MPFi, GL recebe motor 1.6 de 92 cv
1996 – Lançamento do Corsa Sedan e fim da versão GSi
1997 – Corsa Wagon
1997 – Série Piquet na cor amarela limitada a 1.000 unidades com motor 1.0
1998 – Série Champ – Referência à Copa da França
1999 – Sedan com motor 1.0 16V
1999 – Versão ST da picape
2000 – Faróis transparentes e novas lanternas
2001 – Fim da versão Wagon
2002 – Nova geração, fim da versão hatch antiga e da picape
2003 – Motor 1.8 FlexPower bi-combustível álcool/gasolina
2004 – Linha 2005, Corsa Classic passa a ser identificado apenas como Classic nas versões: Life, Spirit, e Super (agosto)
2004 – Versões da nova Geração passa a ser identificadas como Joy, Maxx, e Premium (agosto)
2005 – Motor 1.0 FlexPower bi-combustível álcool/gasolina e fim do motor 1.0 gasolina (setembro)
2005 – Versão SS (novembro)
2006 – Corsa Classic 1.0 VHC Flex com 72 cv (janeiro)
2006 – Fim do motor 1.6 no Corsa Classic (outubro)
2007 – Motor 1.4 Econo.Flex de 105/99 cv, acelerador eletrônico drive by wire, grade do radiador com barra cromada. Versões de acabamento: Maxx, intermediária, e Premium, topo de linha. A motorização 1.0 disponível com os pacotes Joy, de entrada, e Maxx, e o bloco 1.8 passa a equipar apenas as versões SS (Super Sport), no hatch e Premium, no sedan (junho)
2009 – Classic com motor VHCE com até 78 cv de potência, acelerador eletrônico (janeiro)
2009 – Fim dos motores 1.0 e 1.8 (maio)
2009 – Kit de personalização Energy com saias laterais, spoiler dianteiro e traseiro, aerofólio e adesivos (dezembro)
2010 – Reestilização do sedan Classic com mudanças externas na dianteira e traseira, sendo oferecido apenas na versão 1.0 LS (abril)
2011 – Fim de produção do Corsa Sedan (novembro)

Só para finalizar fiz um vídeo do meu Corsa, a edição não é das melhores, mas em breve terei um novo vídeo do carro.

Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.