Experiências – Fiat Linea


Boa noite,

Este final de semana terei a diversão em guiar um Fiat Linea por 1300km, farei um descritivo do comportamento do carro, qualidades e características dele na cidade e na estrada.

Para quem acompanha o Blog, deve ter lido que eu fiz o mesmo teste, incluindo o mesmo percurso com o Chevrolet Prisma 1.4.

O Linea que estarei guiando é o modelo de entrada LX, equipado com um câmbio manual de 5 velocidades e motor eTorq 1.8 16v, que rende no álcool 127cv de potência é um bom número mas está longe de ser um Civic (com 140cv), mas para o dia-a-dia, custo benefício e equipamentos de série, acaba se tornando uma boa opção de compra no mercado.

O segmento do Linea é sedã médio, existem comparativos em diversos sites e revistas especialistas que o comparam com um C4 Pallas, Vectra, City, Civic, Corolla e se pesquisar bem deve ter algum site que o comparou com o Corsa Classic ou uma Brasília…. O carro é grande, potente e confortável, possui um acabamento bonito e peca em poucos detalhes (calotas, porta luva com plástico barato, ausência de um apoio de braço para o motorista e passageiro do banco da frente) – são pequenos mimos que fariam o carro se destacar ainda mais no quesito conforto e estilo.

Foto retirada do site da revista Quatro Rodas

Não dá para comparar o Linea com uma porrada de carros… ele se encaixa na categoria Sedan Médio, mas o comprador deste carro busca um carro fácil de manter (como o Fiat) e não tão ousado para comprar um Civic ou um Corolla, que dão status para o motorista e são muito mais reparados no trânsito que o Linea. Para ser sincero, quando levei o Linea para casa, no trajeto de 20km que rodei com ele, não vi nenhum outro na rua.

O volume de emplacamentos do Linea é fraco, não emplaca 400 carros por Mês, tanto que nem aparece no ranking da Fenabrave, o último lugar é o Cerato com 415 carros emplacados, Gol em primeiro com 10mil carros e como referência o Civic com 2200 e o Corolla com 2300 unidades emplacadas – base 1ª quinzena de maio de 2012

Por outro lado, deve-se considerar que o Linea, possui um excelente computador de Bordo, que foi herdado de outros carros da marca, o computador de bordo que mede, velocidade média, consumo, distância, tempo real, alerta de velocidade, etc etc etc tudo isso x2 porque possui métricas isoladas até 2 vezes (trip A, trip B, dist A, dist B, etc)

No site da Fiat, o manual do proprietário está disponível para Donwload em formato PDF.

http://www.fiat.com.br/upload/ja-tenho-um-fiat/busca-manual/Linea.pdf

Amanhã estarei publicando um vídeo do carro e fotos tiradas dele mesmo.

Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.