Avaliações: Tapeçaria Alemão


Boa noite,

Para quem está restaurando um carro, tudo é difícil, tudo é caro e tudo é complicado de ser feito… mas isso é recompensado pela alegria em ter um carro único e autêntico na garagem do carro.

Para poder ter essa sensação de missão cumprida, alguns desafios devem ser completados… funilaria, pintura, mecânica, elétrica, documentação e tapeçaria, este último é um dos mais complicados, porque você não encontrará o material original da época, somente réplicas e elas podem ser feitas com um material bem safado que não irá durar por mais de 2 anos.

O ideal é sempre buscar por recomendações, entre elas eu recebi de diversos colegas que existe uma tapeçaria Top em São Paulo, conhecida como Tapeçaria do Alemão. Vi em fóruns, vi algumas fotos que as pessoas postaram e realmente fiquei impressionado com a qualidade do acabamento.

Porém eu nunca vi uma foto de um clássico restaurado pela Tapeçaria do Alemão, decidi então ligar para a loja que fosse mais fácil para eu levar o carro para uma avaliação prévia.

O lugar escolhido foi a unidade Itaim Bibi, que possui um horário de atendimento bem conveniente aos sábados, o site é o alemao.com.br e tem algumas fotos de carros que foram personalizados pelas lojas. O mais interessante é que possuem diversas unidades e o existe uma identidade visual muito forte, com um logotipo próprio e muito mais.

Um dos itens que eu não mencionei ainda é que eu estou falando de um Fusca 1974 que precisa fazer a tapeçaria de forma parcial, sempre falo forma parcial porque o material está com poucas avarias e está muito conservado, considerando que é um carro com quase 40 anos de fabricação.

Por telefone o atendimento foi muito bom, a tapeçaria faz restaurações de carros antigos, mesmo sem ver fotos as indicações e as fotos dos carros novos me fizeram acreditar que ali seria um dos melhores lugares de SP. Liguei, marquei um horário no final de semana e compareci.

Chegando na loja, até por descuido meu eu não olhei no Google Street View como seria a fachada da loja, fui seguindo cegamente as placas de trânsito e logo cheguei na loja… extremamente pequena, pelo marketing que me foi oferecido pensei que fosse uma loja muito maior, com capacidade de deixar os carros lado-a-lado e não enfileirados com um único corredor disponível para manobra.

Meu objetivo é chegar no visual original como o da foto (porém na cor Preta)

Independente do fato da loja ser pequena (comparando com outras lojas da própria região) ignorei isso e parti para a boa e velha negociação, apresentei o carro, falei o que eu queria, já havia sido comentado por telefone o projeto que eu tinha em mente, tudo estava previamente acordado porque não queria perder viagem, estava tão disposto a fechar negócio que eu fui com um grande amigo meu (meu irmão praticamente) para me dar carona de volta até em casa.

Disse que estava disposto….

Realmente estava….

Na hora que eu cheguei na loja, um olhar de desprezo estava estampado na cara do vendedor… olhou para o carro e deve ter pensado “-WTF um Fusca no Alemão?” ficou evidente a cara de preconceito feito pela cara do vendedor, eu ignorei com estilo, tanto que eu não preciso comentar que o carro arranca elogios por onde passa, porque a funilaria feita foi feita com capricho e um serviço trabalhoso e detalhado de 4 meses de trabalho.

Não estou sendo exagerado, fui muito detalhista na funilaria, só está faltando alguns detalhes externos, mas de lata não precisa ser feito mais nada.

 

Em tempo…. só para descontrair… a música do dia é MC Hammer- U Can’t Touch This (1990), excelente música para terminar e começar um dia animado.

 

Voltando ao assunto…

A tapeçaria do Alemão me decepcionou, o vendedor disse que o serviço que eu queria só poderia ser atendido se fosse com o couro dele e se fosse o carro inteiro… Porra! TNC! eu havia falando que o couro do banco deveria ser re-aproveitado porque está excelente, somente o courvin preto das laterias estava danificado (e somente do motorista) e que o restante deveria ser revitalizado.

Meus carros são limpos, não são ninhos de rato e tão pouco abrigo de baratas….

Fui extremamente educado e comentei com ele se eles não faziam restaurações com material original, o vendedor simplesmente disse que não e disse que o serviço completo para o meu carro seria caro…

Nem cheguei no mérito preço, estava negociando a forma de trabalho e o que deveria ser feito, o simples fato de ser um Fusca me caracteriza como um mendigo na sociedade, aquelas palavras doeram, falar que o serviço seria caro e olhar para a minha cara pensando “-Esse aí vai fazer um carnê para pagar o estofamento.”

 

Sinceramente, fui embora, dei ré no Fusca na loja apertada e voltei para casa. Daí você caro leitor pensa… “o André é chato pra caramba, exigente a ponto de sempre reclamar de tudo”.

Quase isso pequeno gafanhoto… o fato é sim eu sou chato e que meu dinheiro não vem fácil, achou ruim, obrigado por ler o que eu escrevi mas existem inúmeras pessoas que certamente irão considerar o que eu escrevo como um fator (mesmo que pequeno) no processo de seleção de uma empresa para trabalhar em seus carros.

A tapeçaria do Alemão me atendeu muito bem, todo o pré-venda foi excelente, informações claras no site, boas referências no mercado, tem até um bom preço, porque vi algumas promoções que para fazer o carro “original de fábrica” – slogan utilizado por eles – saí por menos de R$ 1.500,00.

Mas quando o processo é restauração eles não possuem Know-How para realizar tal atividade, tanto que só pegam serviço completo com o couro deles e sem possibilidade de mudança. Ou seja…. tudo industrializado, sem qualquer atividade manual por parte dos tapeceiros.

Encontrei outros pela Internet, contei com a  ajuda de alguns colegas do Corsa Clube e Fusca Clube, mas mesmo assim são de cidades muito longe e tenho como premissa a cidade de SP (podendo ser em qualquer região da capital ou até mesmo o grande ABC).

Resumindo….

Acessem o site e tirem suas próprias conclusões, a tapeçaria do Alemão merece uma 2ª chance e provavelmente um comentário seu, caro leitor, porque no meu caso não foi satisfatório a ponto de eu não conseguir concretizar negócio com a empresa.

Vejam a página do Facebook do Alemão: http://www.facebook.com/AlemaoCouro

E no final das contas, como está o banco nos dias de hoje?

 

Obrigado

 

4 thoughts on “Avaliações: Tapeçaria Alemão

  1. André Cassiano disse:

    Fala xará, estou com um Fusca 71 e buscando uma tapeçaria para fazer o interior dele. Conseguiu encontrar alguma tapeçaria boa/barata para fazer o seu? Abs

  2. alteles disse:

    Fala André!

    Descobrir um lugar pra fazer um serviço de qualidade, ainda mais quando estamos falando de couro automotivo, não é fácil. O pior (em minha humilde opinião) é o sujeito achar que porque você chegou na loja com um carro antigo, é pobre e não vai poder pagar pelo serviço.
    Enfim, deixá pra lá…

    Um tempo atrás, conheci a empresa CourotecABC (http://www.courotecabc.com.br/) e fui fazer uma visita. O atendimento foi muito bom e segundo o responsável pelo local (esqueci o nome do cara agora), ao assumir um projeto, eles precisam de 3 dias pra entregar pois a equipe dele ia costurar todas as peças do banco do seu carro. Inclusive, quando comentei que meu carro tinha uma manopla de couro com costura azul ele pediu pra ver o interior do carro e disse que poderia fazer a costura do volante com a mesma cor de linha.

    Não sei dizer se eles realizam projetos de restauração (nem sei se você ainda está procurando este tipo de serviço), mas como eles trabalham com personalização, existe a possibilidade de eles trabalharem com o material original do seu carro.

    Faz um contato com eles e veja se eles podem fazer o serviço que você procura…

    Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.