Fechamento: C4 Hatch


Boa tarde

Finalizamos então o teste dos 31 dias com o C4 Hatch.

Neste período de tempo percebi que o carro tem muito a oferecer pra todos os ocupantes. Alguns pontos negativos merecem ser destacados no carro entre eles:

Altura do parachoque dianteiro

Carro extremamente baixo para utilização no Brasil, ele não raspa em lombadas, mas algumas ruas eu evito sempre porque é fato de que ele irá raspar e dependendo da velocidade em que você passa o carro não raspa… ele bate mesmo e isso pode levar a quebra do parachoque. Em um dos dias da avaliação, quase arranquei a placa dianteira (na verdade ela ficou pendurada e acabou ficando torta) por causa de uma rampa (ligeiramente inclinada, nenhum absurdo) em que eu fui estacionar de ré.

Rádio

O rádio em si é muito bom, toca CD’s com músicas no formato MP3 e possui Bluetooth (nos modelos acima de 2010).

Porém o Bluetooth não toca músicas e não possui qualquer cabo e saída auxiliar, P2 ou USB. Seria muito mais prático se o carro já tivesse uma saída USB pelo menos no porta luvas, considerando que o apoio de braço não abre e não existe um console central como é na maioria dos carros.

Altura do teto – passageiros do banco traseiro

O carro possui um excelente conforto, a altura do teto não é problema para o motorista e o passageiro do banco da frente, a situação inverte um pouco quando temos um passageiro no banco de trás, o teto não é muito alto e isso pode levar os passageiros com mais de 1.80m de altura a sentirem um leve desconforto ao estar no carro por uma viagem mais longa, por exemplo.

A ausência do encosto de cabeça para o ocupante que fica no meio do banco de trás também é um item de segurança que deveria vir de Série. Diversas montadoras desprezam esse item, aliás esteticamente ele pode deixar o carro até mais feio, porém quem liga para estética quando pensamos em segurança?

Embora atualmente o carros sejam feitos para 4 adultos e 1 criança, o encosto de cabeça para o passageiro do meio na minha opinião deveria ser de série.

Consumo – avaliação neutra.

O consumo do carro tanto do Etanol quanto na Gasolina é moderado, particularmente falando eu nem colocaria como item negativo, não dá para esperar muita economia de um carro de 150cv, ele é extremamente potente e confiável, dá para ultrapassar com segurança sempre (desde que não tenha uma lombada ou valeta no caminho). Com uma velocidade média de 15 a 19 km/h o carro tem feito até 7km/l na gasolina na cidade. Não é ruim considerando que o carro não consegue se desenvolver e fica praticamente o tempo todo trocando de marcha e raramente consigo engatar uma 4a. marcha na cidade e ficar por mais de 5min.

Para se ter uma ideia, sai do escritório um pouco mais tarde agora no final do mês e peguei um caminho que não havia praticamente ninguém na rua. O desempenho do carro foi ótimo.

A ausência do sensor dianteiro e traseiro mesmo para o hatch faz falta no C4, vi como ele possui pouca visão na frente e atrás, somente para quem está acostumado com carro médio para conseguir estacionar sem dificuldade. Acabei instalando um sensor de estacionamento traseiro, para evitar transtornos ao estacionar.

Outro ponto importante é que a abertura do porta malas completa exige um pouco de espaço e quem estaciona muito colado na parede não conseguirá abrir o porta malas completamente.

Os pontos positivos do carro são muito mais do que os negativos. Começando pelo visual do carro que é rico em detalhes, painel digital e computador de bordo completo que não deixa nada a desejar para os carros mais completos da categoria.

O espaço para o motorista também é muito bom e as diversos configurações do banco do motorista facilitam a condução do carro para qualquer pessoa. O único inconveniente é que o ajuste do motorista poderia ser elétrico, a alavanca de regulagem de altura do banco está danificada e dificulta bastante o ajuste, conversei com outros donos de C4 e eles falaram que a alavanca possui o mesmo problema.

Levei o carro na concessionária para a terceira revisão e esse ponto passou despercebido pelo consultor de serviços, de um modo geral fiquei bastante satisfeito com o carro, compraria fácil a versão Solaris que é a Exclusive com Teto Solar, porém como fui no Salão do Automóvel vi que a linha DS da Citroen é muito mais, muito mais legal. Possui esportividade e um acabamento que eu pensei que não seria tão diferente do C4.

De um modo geral, o carro só agrada, os freios a disco nas 4 rodas garantem segurança ao freiar, a ausência do teto solar foi revertida na versão Solaris do carro e o ar condicionado digital está disponível somente na versão Exclusive.

O DS5 é um carro que promete arrancar elogios por onde passa.

Obrigado

 

 

4 thoughts on “Fechamento: C4 Hatch

    • Cat, boa tarde. Pelo que eu sei o C4 não tem Bluetooth. Não tem relação do Módulo do carro com o rádio também, o que você pode fazer é comprar um rádio bom e comprar uma Interface para não perder os comandos do volante. Abraços

    • Boa noite Jeronimo, excelente pergunta, tentei de diversas formas e a única forma que eu consegui diminuir esse incômodo na direção é calibrando os pneus com 30~32 para manter o carro um pouco mais alto em relação ao solo. Nunca precisei alterar a suspensão, mas existem métodos de elevar um pouco a suspensão sem alterar a performance e conforto do kit original.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.