Feriado x Trânsito


Boa noite,

 

É de conhecimento comum que hoje é feriado municipal na cidade de SP, dia da Consciência Negra, para quem quiser mais informações do feriado clique aqui e veja direto no Wikipedia as informações detalhadas do feriado.

Este feriado não é nacional, logo não é de obrigatoriedade do município seguir ele a ferro e fogo… no meu caso o feriado foi antecipado para a sexta-feira passada, fazendo então a ponte com o feriado do dia 15/11 – Dia da Proclamação da República.

Como este blog não possui o foco de ensinar vocês em história do Brasil, gostaria apenas de comentar como a cidade fica realmente deserta em dias de feriado. Estou usando um C4 Hatch, o carro estava com algumas médias péssimas de velocidade média e ruins de consumo, em trânsito intenso o carro até se comportava bem, mas ainda assim não chegava em um consumo que eu pleiteava desde a utilização do carro.

O consumo que eu esperava sempre foi algo próximo de 10km/l na cidade, sei que o carro é famoso por ser gastão, porém tudo depende da técnica de pilotagem e condições da pista e trânsito.

Hoje foi um dos poucos dias que eu vi o computador de bordo marcar o consumo tão esperado.

Tinha acabado de zerar o computador de bordo, mas mesmo com a pouca distância percorrida o consumo ficou exatamente o mesmo durante todo o trajeto, o carro estava com o consumo médio acima dos 9.5 e na grande maioria do trajeto ficou fixo em 10.

Um detalhe importante está na velocidade média, normalmente eu trafego por vias cuja a velocidade seja 60km e 70km… um pequeno trecho de rodovia consta no percurso, mas acho que não influencia muito…. são poucos minutos a 120km/h e a foto foi tirada bem depois deste ponto.

Vou deixar abaixo 10 dicas de como economizar combustível e consequentemente economizar no bolso.

  • Calibre os pneus (inclusive o estepe em casos de emergência)
  • Não carregue peso desnecessário
  • Alinhamento e balanceamento
  • Não use pneus carecas
  • Não altere as dimensões originais dos pneus do carro (caso pense em economia, qualquer alteração reflete em centavos)
  • Dirigir na banguela não ajuda nada… somente em carros carburados
  • Sair pisando fundo
  • Frear bruscamente
  • Escolha o combustível pela qualidade e não pelo preço
  • Dependendo do carro… desista de usar Etanol

Como eu sei que nem todos os leitores possuem o Novo Honda Civic – que possui o botão Econ, melhor seguir a risca as recomendações para não batizarem o carro de vocês de Beberrão ou Gastão (que não é o primo sortudo do Pato Donald – quem lembra?)

No geral gostaria apenas de comentar de que o consumo em carros 2.0 pode ser satisfatório, quando as condições de trânsito são favoráveis, o Citroen C4 demonstrou ser um bom carro e quebrou diversos paradigmas que eu tinha do mesmo, minha única (até agora) reclamação é a altura do parachoque dianteiro em relação ao solo. Infelizmente algumas ruas saíram do meu percurso e espero sinceramente que a Citroen (e a Peugeot) façam algo a respeito com a nova geração de carros que foram apresentados no Salão do Automóvel 2012.

Para o final de semana farei um tópico especial sobre insulfilm, espero que todos possam acompanhar e colaborar para que o material sirva de apoio na decisão da escolha de qual grau de escurecimento é o mais ideal para o perfil do motorista e carro.

Obrigado

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.