Black Friday


Boa tarde

 

Hoje é dia de Black Friday, evento popular que acontece 1 vez ao ano, onde lojas americanas oferecem diversos produtos com descontos incríveis, o repercussão deste evento consumista, popularizou tanto que a poucos anos atrás as lojas adotaram a mesma estratégia de Marketing para vender seus produtos com descontos atrativos.

No início não havia qualquer desconto decente, as lojas simplesmente faziam uma bela maquiagem no site e mascaravam o preço, dando a impressão de que o desconto aplicado na sexta era muito bom e que o preço antigo do site voltaria ao final na quinta-feira.

Depois de diversas notificações do Procon, as empresas, principalmente as de varejo, começaram a oferecer de verdade descontos em alguns de seus produtos. A data é um marketing gratuito, porque todos sabem que nesta época do ano ocorre o Black Friday e que as grandes empresas irão aderir, logo não é necessário uma campanha milionária para lembrar os consumidores, apenas pequenos investimentos para que os seus produtos estejam entre os primeiros resultados do Google.

O legal é comprar eletrônicos e games, todo o Black Friday eu chamo de natal nerd, os descontos nos produtos que eu quero eu consigo e ocorre antes da data do homem do saco vermelho.

Trazendo o assunto um pouco para o nosso universo automotivo, a Chevrolet anunciou esta semana que hoje faria uma mega promoção e que todo mundo sairia de Chevrolet novo na sexta-feira. A ideia foi boa, porém esqueceram que no Brasil o carro é caro e que brasileiro não se contenta com desconto pequeno.

  • A Chevrolet teve a iniciativa, mas na minha opinião, a ideia foi mal utilizada, vejam os pontos falhos da campanha:
  • Foi criado um novo domínio para a campanha chevroletblackfriday.com.br que redireciona para uma página no facebook;
  • A página do Black Friday do facebook está hospedada em um servidor de nomenclatura estranha, não confio em um site que esteja hospedado em um endereço que eu não conheço ou nunca ouvi falar;
  • As concessionárias não aderiram da melhor forma este “evento”, algumas não deveram nem um cabo P2 para o consumidor;
  • O site não funciona… realmente não consegui selecionar São Paulo – SP para verificar as ofertas;
  • A repercussão foi tão negativa que a página do Facebook da Chevrolet (veja aqui) ficou poluída com comentários tão agressivos dos visitantes.
  • Para disfarçar o desastre da campanha, a Chevrolet voltou a pouco falar do Salão do Automóvel

 

Acho que a marca poderia ter explorado um pouco mais a oportunidade de vendas do Black Friday, a Ford por exemplo fez um “Semana do Focus” onde o Focus (somente o Focus) preços promocionais para alavancar as vendas do modelo.

A VW também fez algo parecido, mas eu nem fui muito atrás para pesquisar.

No caso da Chevrolet, se eles tivessem dado a Pintura Metálica Grátis, Protetor de Cárter, jogo de Tapetes, Jogo de Rodas e a Central Multimídia já seria de bom tamanho (a central foi exagero, mas seria ótimo…)

Bom fica a dica, para quem gosta de aproveitar grandes eventos para promover a sua marca, é necessário ter cuidado para que o tiro não saia pela culatra.

 

Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.