Manhã de Sol e Tarde de Chuva


Boa tarde,

 

Hoje foi um Sábado e Sol, na capital paulista o sol castigava as pessoas menos prevenidas. Diante tanto sol e calor, decidi tirar o pó do Fusca. Restaurado a alguns meses, tirei a capa com gosto e fui dar uma volta pela cidade.

Carro limpo e abastecido, vidros abaixados para dar uma amenizada no calor, já que o Fusca não conta com qualquer recurso de ventilação interna. Salvo o Fusca alemão que vinha com um esquema de ar quente que até hoje nunca vi um Fusca nacional funcionar aquela válvula que fica ao lado da alavanca de Câmbio.

VW 1974

Não só eu tive esse pensamento como tantas outras pessoas tiveram e fizeram, vi diversos carros de coleção na rua, entre eles um Fusca 66 com teto solar, aproveitando o máximo possível o calor na região do Parque do Ibirapuera, depois de algumas horas no Café da Mata fui pego de surpresa por uma baita chuva, normalmente aos sábados a tarde acontece um encontro não programado de carros antigos (rs).

Depois dessa lembre-se de sempre manter as palhetas em dia e os vidros sempre limpos, a visibilidade ainda mais em carros que possuem poucos recursos como o Fusca, Brasília, Variant pode se tornar um ponto crítico na condução.

vw 1974

 

Olha só o estrago causado pela Chuva, temperatura fria externa e quente interna, vou listar abaixo 10 dicas de como conduzir o carro em uma situação como esta:

  1. Antes de mais nada, lembre-se que o Fusca não tem retrovisor do lado direito, mantenha-se sempre a faixa da direita para evitar derrubar um motociclista ou bater em algum carro na lateral.
  2. Nas paradas de farol não use o limpador de parabrisa, poupe um pouco da borracha que ainda resta do mesmo e lembre-se que se o limpador não estiver 100% ele irá riscar o seu parabrisa sem dó nem piedade
  3. Antes de sair de casa verifique os pneus e freios, na chuva o carro tende a derrapar
  4. Não acelere, ande com calma
  5. Se a chuva engrossar demais, pare em algum posto de gasolina
  6. Desconfie de qualquer barulho, se ouvir algo não comum, pare o carro em algum lugar seguro
  7. Se a água entrar no carro, não se desespere, veja se é possível conviver com a goteira, caso contrário pare o carro
  8. Ande sempre atrás de algum carro, se este carro estiver na faixa do centro, ignore a dica #1
  9. Ligue os faróis, se a chuva for forte, ligue no alto
  10. Prefira caminhos que você conheça, mesmo que seja mais congestionado ou mais longo, caso contrário poderá cair em algum buraco que você não conhece, daí o estrago pode ser maior.

Amanhã irei postar um vídeo do Fusca, depois de restaurado e motor ajustado, está forte e valente para enfrentar o dia-a-dia.

Como dia #11 leve sempre um paninho no porta-luvas. rs

 

Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.