Carreira de Piloto


Boa tarde

Ano novo, vida nova… a frase é tão velha que eu nem faço ideia de quando ela publicada pela primeira vez… o autor então, esquece…

No ano de 2012 eu havia comentado que queria explicar um pouco sobre como é ter um clássico da indústria automobilística, poderia ser um Opala, Maverick, Mustang, Challenger ou Charger… acabei optando por uma oportunidade única ter um Fusca (que ainda assim não deixa de ser um clássico).

Para 2013 eu estou disposto a tentar um hobby novo, estava montando um Corsa para competição, porém por diversos motivos entre eles assalto, não pude concretizar esta vontade da melhor forma. Já corri em Interlagos e fiz um treinamento na pista, sei como é divertido e como mesclar essa diversão com segurança.

Para 2013, além deste investimento estou pensando seriamente em ter um o famoso Gol com mecânica fácil AP para preparação. Não sou uma das pessoas mais fascinadas pela mecânica AP da VW, mas a facilidade de preparação alinhado ao amplo conhecimento no mercado x baixo custo de preparação são fatores que eu ponderei bastante.

Hoje é possível encontrar o famoso GOl 1000 com míseros 50cv de potência no mercado em excelente estado por menos de 5mil Dilmas. A escolha do carro é um dos fatores de sucesso do piloto, a escolha do carro se deve a inúmeras características.

Eu achava sinceramente que seria a parte mais difícil escolher o carro, entretanto a categoria pela qual você irá competir também é uma escolha bem difícil. Existem diversas categorias, com diversas regras que devem ser seguidas e são auditadas a cada corrida, logo não é possível fazer um carro híbrido.

As categorias que irão requerer menor investimento do piloto são a corrida de antigos e a arrancada de carros originais. Entretanto é importante reforçar que para ambas as categorias são carros bem diferentes.

Existe também a categoria Track Day, que não é uma competição, tanto não é que não existe largada, os carros são colocados na pista com uma distância considerável entre um e outro para evitar justamente uma possível competição entre si. Claro que existem carros com mecânicas exageradas que irão dar voltas e voltas nos pilotos menos preparados (seja em categoria, desempenho ou veículo).

O Track Day exige um pouco mais do carro, por ser uma corrida onde o piloto irá dar diversas voltas, ou seja, freio, suspensão, pneus e toda a homocinética do carro deverá estar em dia.

Lembrando que as corridas de Track Day são bem legais mas assim como todas as outras envolve um custo razoável para a brincadeira. Pense nisso se você tem um carro com mais de 150cv. O ADG divulgou recentemente uma cena de um Track Day que ele mesmo fez em seu Alfa Romeu 156, onde apareceu um Uno aparentemente original. Porém o piloto segundo ele mandava bem, eu sinceramente não posso julgar a qualidade de um piloto em apenas 45s de vídeo, mas como ele estava presente acredito que realmente tenha sido satisfatório, achei legal ele compartilhar o momento do Track Day, mas dirigir com apenas uma mão, poderá comprometer um pouco a segurança dele e dos outros pilotos, mas enfim ele estava devagar…

Pensei em diversas vezes ter um carro para Track Day, mas acho que o C4 dá conta do recado na pista também. Gostaria de participar de um campeonato de arrancada, com um carro que faça de 0-100 em 7s ou menos e que nos 401m mostre respeito na aceleração e frenagem. Pelo custo de compra e preparação o Gol ainda sai na frente.

Assistam abaixo a edição do canal LSBrasil sobre o Track Day na fazenda Capuava

Vamos ver se eu consigo, o importante é conseguir montar uma equipe para essa finalidade,  os custos de uma carretinha apropriada para transporte do bólido pode ser um problema nessa empreitada.

 

Obrigado

 

 

 

 

2 thoughts on “Carreira de Piloto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.