Como documentar um carro antigo


Boa noite,

Iniciarei agora em Novembro uma nova saga… Documentar um carro antigo, alguns podem achar que é loucura e que é impossível.

Se você possui um carro antigo, alienado a um banco falido, cujo proprietário faleceu a mais de 10 anos e seus herdeiros não movem um músculo para ajudar ou você simplesmente não sabe quem são, este tópico (a saga) será feito especialmente para você.

carro-abandonado

Somente para recapitular o que eu já havia escrito a algumas postagens antigas, todos sonhamos com carros, carros no geral despertam nossa atenção e o nosso interesse, seja ele turbinado ou original, tuning ou clássico… independente do estilo somos todos apaixonados por carro.

Não existe algo que defina isso, talvez loucura seja o termo mais adequado, gastar rios de dinheiro com peças, mão de obra e serviço para um bem que só traz satisfação pessoal e em alguns momentos reconhecimento externo.

Como transformar um carro velho em um carro antigo?

A resposta dessa pergunta é simples… com dedicação e muita força de vontade. Realizar um sonho de infância ou até mesmo um desejo que despertou depois de velho não tem preço.

Andar com o carro do ano ou um clássico? alguns preferem o carro do ano… mais completo, econômico e confortável.

Mulheres no geral detestam carros antigos, raramente você encontrará uma que tenha esse gosto tão particular, na grande maioria dos casos a sua família nunca tocará neste assunto e quando o assunto vier a tona você será alvejado de críticas.

Você encontrará facilmente excelentes carros clássicos, por incrível que pareça a grande maioria que eu tive a oportunidade de ver em excelente estado não tinha qualquer documento, nem um simples recibo de compra e venda…

Proprietários falecidos que deixaram um legado pelo qual a família pouco se interessa…. e quando se interessa são muitos os herdeiros e raramente você conseguirá unir todos para assinar contratos, termos e recibos….

O que fazer nestes casos? Comprar ou deixar o mofo e a ferrugem tomarem conta?

Será bem comum você encontrar um carro da década de 70 nestas condições, isso se deve porque antigamente era muito comum as famílias terem muitos filhos… carros como Opala, Dodge, Maverick, Landau eram carros de luxo o perfil da grande maioria das famílias que tinham estes carros era possui no mínimo 3 filhos, falo isso porque todos os casos que eu vi de carros sem documentos, dava para contar quais tinham menos do que 5….

documento-carro

O problema (depende do ponto de vista) é que a definição de herdeiro inclui até o vizinho… desce tantos níveis da árvore genealógica que se um dos herdeiros já faleceu, seus filhos e filhos dos filhos terão um percentual em cima do bem (complicado).

Desista se você tem pressa… a pressa é inimiga do antigomodelismo, de fato é preciso ter calma, educação e frieza para lidar com este tipo de situação. Pode ser que depois de 1 ou 3 anos de muita luta você chegue a uma conclusão de que o carro deve virar um carro de arrancada (infelizmente). Correr o risco de andar com um carro sem documento e ser parado em uma blitz…. perder tudo aquilo que você montou com dedicação, sinceramente não vale o risco.

Acompanhem e se possível comentem este artigo.Vou escrever estes tópicos na medida em que eu vou evoluindo (ou regredindo), alguns deles vou pedir para vocês pedirem os detalhes por email porque provavelmente não poderei comentar aqui.

Dica de música:  Led Zeppelin – Stairway To Heaven

Obrigado

Anúncios

134 thoughts on “Como documentar um carro antigo

  1. Erivaldo Costa disse:

    Quando viajo para cidade da minha avó vejo na estrada um Opala parado a vontade de fazer uma oferta nele me fez chegar até o seu blog. Parabéns, gostei muito tirei varias duvidas nos seus posts.

    • Erivaldo, bom dia. Obrigado pela participação. Faça uma oferta, as vezes o carro está parado porque a família não tem condições de reviver o clássico. Se os proprietários estiverem vivos basta solicitar uma segunda via de todos os documentos e dar andamento no seu projeto. Abraços

  2. victor oliveira disse:

    boa noite , eu comprei um fusca 68 na mão de terceiros para restaurar , só que o dono que ta com o nome no documento do fusca morreu e eu não tenho nem um papel do fusca e nem um tipo de contato da familia como resolvo isso?

    • Victor, consulte um advogado para essa demanda, porque se você não possui nenhum dado da família fica impossível pelo meio tradicional. Talvez um advogado encontre outras formas de auxiliar você entrando com uma solicitação junto ao Detran para consultar os dados do proprietário e assim você pesquisar pelo sobrenome da familia pelos parentes ainda vivos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.