Documentar um carro antigo


Boa noite

No mês de agosto eu recebi diversas dúvidas de pessoas que tentam documentar carros antigos.

Vou tentar sanar as principais dúvidas neste tópico.

Para pessoas que estão passando pela mesma situação que a minha (ou até pior), vamos aos fatos.

Você tem um carro antigo, placa amarela, sem documentos, sem histórico do último dono, seja bem vindo ao clube dos desesperados. 

Vamos responder algumas dúvidas:

1) Tenho um carro que nunca teve documentos, como fazer?

Hoje acho pouco provável um carro nunca ter tido qualquer documento, mesmo que seja placa amarela algum tipo de emplacamento ele teve, caso nunca tenha sido emplacado de fato, você poderá dar início ao processo de emplacamento como se fosse um veículo zero km.

Para ter certeza que o carro nunca teve qualquer documento é preciso fazer um laudo, pelo número do chassi se descobre muita coisa, se o carro nunca foi emplacado provavelmente só haverá o pré-cadastro no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) o pré-cadastro é a informação básica do veículo que as montadoras enviam para o Denatran, com essa informação é realizado o cadastro do proprietário propriamente dito.

Se o carro constar na base BIN – Base de Índice Nacional (base do Denatran) então o seu carro já teve algum dono antes.

Se não constar nada, basta ir a um despachante e dar início ao emplacamento munido com o resultado do laudo e o recibo de compra/venda. Caso não queria utilizar os serviços de um despachante você poderá fazer isso sozinho comparecendo ao Detran ou Ciretran da sua cidade.

2) Tenho um carro antigo, sem documentos e placa amarela.

Antes de tudo é preciso conhecer o antigo dono, caso não conheça ele, existem diversos meios de como obter os dados do antigo dono, entre em contato com algum despachante e pague o preço de uma pesquisa detalhada, ou me mande um e-mail (contato@andrecerberus.com.br) e eu explico outros meios de como conseguir essa informação.

Com os dados do antigo proprietário em mãos é preciso descobrir se ele continua vivo, dependendo do carro, muito provavelmente o antigo proprietário já tenha falecido, caso tenha, é preciso localizar algum parente dele, entrando em contato com a família é preciso localizar os herdeiros do carro, os herdeiros são todos os filhos vivos, existem diversos carros antigos hoje (verdadeiros clássicos) que não foram inventariados pela família, foram apenas passados para outros donos. Entrando em contato com os herdeiros você poderá confirmar se o carro foi inventariado, caso tenha sido (maravilha) pegue o Alvará de transferência que o juiz entrega após o processo e dê andamento ao processo de transferência e licenciado.

Caso o carro não tenha sido inventariado é necessário abrir um processo de inventário, com todos os herdeiros, fazer um contrato de compra e venda e um termo de cessão de bens em que todos os herdeiros assinam abrindo mão do carro. Para qualquer um dos casos é necessário o apoio de um advogado.

3) Tenho um carro placa cinza sem documentos

Mesmo caso do caso acima.

4) Tenho um carro onde o documento não condiz com a realidade do carro

Você acaba de ser vítima de um golpe muito comum entre os carros antigos, acabou de adquirir um carro cabrito, normalmente são carros roubados que tiveram os seus chassis, placas e motores substituídos por um carro doador de peças. Isso é muito comum em Fusca (pela facilidade) ter um Fusca anos 70 com uma carroceria mais nova. O mesmo ocorre em Opalas, Chevetes e outros carros mais baratos.

placa amarela pronto uJonas-POA-Variant-placa-amarela

Isso ocorreu muito porque antigamente o modelo de um carro permanecia inalterado por muitos anos, pequenos facelifts eram aplicados aos carros, mas a sua estrutura em si permanecia a mesma. Veja o modelo do Corsa Classic e o Chevrolet Astra, ambos são projetos antigos que ficaram muitos anos em linha.

Não dá para regularizar um carro cabrito, se a diferença for muita e o policial da blitz for mais entendido do assunto ele poderá ficar desconfiado de você, um Opala anos 70 que possui a lanterna traseira redonda com documentos dizendo que ele é anos 80 é de se desconfiar, isso porque o Opala dos anos 80 possui a traseira quadrada e isso uma pessoa um pouco mais capacitada sabe.

Este link pode ser útil:

http://detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/fichaservico/segundaViaCRLV

Obrigado

Anúncios

3 thoughts on “Documentar um carro antigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.