Pneu LingLong (XingLing)


Boa noite,

Novamente, depois de alguns meses estou voltando a escrever, desta vez vou escrever um review sobre os pneus Ling Long. A invasão chinesa invadiu a minha vida e desta vez é o novo calçado do meu carro.

Vamos ao pneu….

Ling Long é uma marca extremamente conhecida e desconhecida no mercado automotivo – sim essa frase ficou uma bosta ruim. A marca é conhecida pelos manolos que não gostam de nada original, definitivamente. Sempre que eu vejo um pneu Ling Long eu vejo uma roda réplica no carro.

Réplicas são uma droga para o mercado. A BBS que o diga, quase declarou falência devido a quantidade de réplicas no mercado. As pessoas podem falar que a roda original é cara, mas existem diversos custos envolvidos e são eles:

  • Engenharia
  • Material
  • Patente
  • Impostos

Estes são 4 de inúmeros fatores que fazem um produto final acabado ter um preço acima do que você caro leitor espera pagar por um produto, seja ele um eletrônico, uma peça ou um simples acessório para o carro.

Vamos ao pneu, estava eu animado indo para o interior de SP e simplesmente o pneu (Dunlop 225/45/18r) sofreu uma avaria. Eu já imaginava que este pneu iria me deixar na mão, porque a alguns meses atras eu percebi que o dianteiro do lado do motorista perdia muito mais libras do que os demais. Para se ter uma ideia eu calibro os pneus com 32 libras, normalmente eles perdem 1 libra (no máximo 2) cada vez que eu abasteço (isso quando perdem) e o maldito do pneu dianteiro perdia de 4 a 5 libras toda vez que eu calibrava.

Levei em diversos borracheiros e ninguém descobriu nada no pneu, até pensei em solicitar uma garantia, afinal são 5 anos de garantia e eu NUNCA usufrui de garantia de pneu, toda vez que eu tenho problemas com pneus sempre são causados por “agentes externos” – prego, buraco, parafuso, lava, ácido, meteorito, plutônio, etc.

E toda vez que eu compro pneu com garantia contra tudo (incendio, colisão, guerra nuclear e afins) eu vendo o carro sem nunca usufruir da garantia.

Desta vez eu tive um problema e vou pedir garantia para a Dunlop, mas isso será assunto de outro post. Vamos ao pneu Ling Long e como eu cheguei até ele (ou ele chegou até mim).

O estepe temporário do Lancer é uma roda safada Dunlop aro 15 que não é recomendável passar dos 80km/h quando se está com ela no carro. O Lancer vinha como padrão os pneus Yokohama Japones medias 215/45/18r quando nacionalizaram o carro (em 2014) a Mitsubishi equipou o carro com o Pirelli da mesma medida (nacional e com o memo preço =/) nunca entendi este preço uma vez que o Yokohama custavam mais de R$ 1000,00 a unidade e os Pirelli’s na concessionária custam exatamente isso.

Como não podia enfrentar uma viagem de 600km com o estepe temporário eu decidi correr atrás do primeiro pneu aro 18 disponível na cidade de Presidente Prudente (Oeste Paulista). Para a minha sorte em uma bela tarde ensolarada no sábado encontrei uma loja que já estava fechando que tinha um par de um pneu da mesma medida que os Dunlop que eu tinha.

Quando o dono da loja me disse que tinha o pneu que eu procurava, meus olhos se encheram de alegria e quando ele me falou o preço (R$ 350,00) alinhado, balanceado e com os bicos eu quase tive um orgasmo. Nossa como aquilo me deixou animado. Principalmente porque nos Dunlop a 1 ano atrás eu paguei algo em torno de 600 em cada um deles (montado).

2015-08-23 17.18.51

Quando eu vi o estado do pneu minha alegria veio a ruína, um pneu sujo todo torto como se ele tivesse sido esmagado por uma carreta e de fato ele foi esmagado era um pneu que entrou pelas portas do fundo do Brasil. Eu precisava daquele pneu e aquela pobre pneu precisava de um dono.

Quando eu vi a marca o pneu era Ling Long, no papel o pneu tem a melhor especificação do mercado, ele suporta altas velocidades e tem um bom desenho para qualquer tipo de uso (terra, asfalto e molhado) incrível não? #SQN.

Como um pneu chines poderia ser bom se nenhuma montadora chinesa no Brasil usa essa merda? Os Coreanos usam os pneus do seu país, os chineses usam Pirelli, GoodYear , etc… nunca vi um carro chines com pneus chineses.

Bom que seja… a ocasião faz o ladrão, acabei comprando o pneu porque eu precisava de um pneu aro 18 para voltar para a minha terra e escrever este post para voces.

Depois de uns 20 minutos calibrando o pneu ele tomou corpo de pneu, antes era a bola quadrada do Quico, agora ele era redondo, pelo menos não estava oval. Mas parecia um pneu e tomou forma como se fosse um pneu de verdade. Eu vi o Pinochio tomando vida na minha frente.

gde_0762c590dbc6ff4aec0865448fe42323

O que falar do pneu? dirigi 550km de estrada seca em condições favoráveis. O pneu aparentemente teve um bom comportamento, ele tem um ruído superior, eu não tenho equipamentos de medição sonora ( o celular não vale) mas eu percebi que o ruído interno aumentou. Para mim isso não é muito problema porque eu sempre ligo o rádio na estrada e também o escapamento esportivo ronca mais do que qualquer ruído de pneu.

Agora vem o problema, hoje um dia típico paulistano, muita chuva e transito. Depois de um longo período sem chuvas na cidade a cidade estava imunda, o asfalto está com uma combinação quase mortal: Terra e óleo. Hoje ao freiar o carro com vontade em 2 momentos o ABS foi acionado. PQP acionamento do ABS na cidade? me senti o rei das barbeiragens, mas depois eu me lembrei o que eu tinha de diferente no carro, e eram aqueles LingLong.

Minha vontade quando comprei o pneu seria comprar logo um jogo extra para usar em Track Day’s, mas depois de hoje vi que esse tipo de pneu é bom para quem não faz bom uso do carro e quem gosta de se arriscar comprando um produto somente pela aparencia.

Sinceramente não recomendo este pneu para ninguém, testei ele na estrada e é perceptível a diferença na velocidade. Não é um pneu para uso militar, ainda prefiro pneus nacionais mais simples do que um pneu que promete (base as especificações) ser superior aos concorrentes.

 

E como estes pneus chegam no Brasil?

http://www.visaopopular.net.br/policia-militar-apreende-em-sidrolandia-contrabando-de-52-pneus-oriundos-do-paraguai/

Obrigado

15 thoughts on “Pneu LingLong (XingLing)

  1. Kaio disse:

    Tenho uma frota de caminhões VUC e só utilizo essa marca de pneu, nunca tive nenhum problema com eles, acho q nosso amigo foi premiado. O valor menor e o fato de serem importados da China causam um pouco de desconfiança, mais se fosse tão ruim assim uma montadora como a Hyundai não homologaria para equipar a Tucson.

  2. Vinicius disse:

    Para a informação de todos vocês… os pneus importados tem % maior de borracha natural em seus pneus…, diferente do Brasil que só possui 2% ou seja é o restante é derivado de petróleo. Pra quem não sabe, quanto mais borracha natural, mais segurança.

  3. José Ricardo disse:

    Ling Long não é pneu original de nenhuma montadora chinesa, mas é original da Tucson desde 2013. Além do ruído, a durabilidade é um ponto negativo (45 a 50 mil km). Pelo selo de eficiência do inmetro, é classificado como “E” em consumo de combustível e “C” em aderência. Se comparar com os Michelin (pneu que normalmente compro e que possuem classificação “C” e “B” respectivamente) representa um bom custo benefício. Se eu pudesse, mudaria de marca… mas quero aproveitar que meu estepe é do mesmo tamanho q os demais pneus e comprar só 3 pneu!

  4. Charles R Costa disse:

    Boa noite André, bom eu não conheço Ling Long mas realmente é encantador o preço né…eu estou precisando comprar pneus pro meu carro, é uma camionete mas não arriscaria comprar isso ai depois do que voce comentou…o Dunlop é um bom pneu, ja tive 3 jogos em carros diferentes mas sabe o que percebi, ele deforma…e acaba roncando tive 3 Ranger e as 3 roncaram com o Dunlop mas teve vida util longa, rodaram cerca de 70 mil km…. o ultimo um pouco menos acho que 60, 64 por ai….mas obrigado pelo comentario ja tirou a ideia |ching ling da cabeça kkkk

    • Pneu Ling Long só tem preço bom. Não consigo confiar em uma marca que custa 30% do valor de um pneu de marca. Por pior que seja os pneus nacionais eu sei que eles são testados e aprovados por empresas sérias e também seguem padrões de qualidade nacionais e internacionais. Roda réplica e pneu Chinês é uma combinação muito comum (e arriscada) no Brasil .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.