Escapamento + Coletor 4×2


Boa noite

Como um belo presente de natal para mim e para o meu Opala, comprei um escapamento completo de ponta a ponta feito sob medida e um coletor dimensionado 4×2.

Eu queria soltar alguns cavalos que ficam amarrados com o coletor original do carro e a minha opção foi o 4×2 ao invés do tradicional 4×1 que eu tanto vejo no Youtube e nas ruas.

 

Qual é grande diferença do 4×2 em relação ao 4×1?

Como eu já tive no Lancer o 4x2x1 e gostei do resultado o 4×2 era o mais próximo desta configuração. Lembrando que o Lancer era um coletor importado e o do Opala não existe coletores importados (óbvio mas vale reforçar que o Opala é um carro 100% nacional – mesmo que seja baseado no Opel Rekord, não existe um mercado de preparação muito vasto na gringa).

O 4×2 possui um ronco mais encorpado e dá mais fôlego em baixa (ou seja ele privilegia o torque) o 4×1 é melhor para rotações mais altas. Como o Opala 4Cil não tem muita final e eu aprecio de verdade uma arrancada dígina para este carro, optei pelo 4×2.

Com os 2 carburadores Weber 40 + o Escape + Abafador + Coletor o ronco ficou excelente.  O vídeo fala por si só.

 

 

Vídeo do Carro acelerando

Anúncios

Limitador de Velocidade e Piloto Automático – C4


Boa tarde,

Vou tentar explicar detalhadamente como funciona estes 2 recursos presentes na versão mecânica do C4 (Hatch ou Pallas).

Ambos os recursos: Limitador de Velocidade e Piloto Automático são mais conhecidos em carros automáticos, são raros os carros manuais que possuem estes recursos, vamos aos detalhes.

 

Limitador de Velocidade:

Quando configurado o carro não ultrapassa a velocidade definida.

Eu gosto deste recurso porque evita com que o motorista fique com sono e diminui as chances de tomar uma multa. Você poderá ficar com o pé “embaixo” e o carro não irá ultrapassar o limite.

Existem alguns riscos, tais como uma ultrapassagem (principalmente carreta) o ideal é desligar o recurso na ultrapassagem, quando se está a 120km/h e precisa ultrapassar uma carreta, pelo menos um pico de 140km/h você precisa atingir. Já teve alguns casos que eu tive que chegar a 150 km/h porque o motorista acelerou junto comigo na descida (#daputa_style).

 

Piloto Automático

Este é excelente para quem teve uma câimbra, o carro acelera sozinho na subida e na descida ele controla a velocidade, as vezes ele ultrapassa 2, 3 km/h mas é extremamente normal, é preciso estar bem acostumado para usufruir deste recurso, porque são poucas as pessoas que conseguem manter a mesma velocidade por uma viagem longa. Normalmente nos últimos quilômetros da viagem o motorista está fadigado e para ele os 120km/h parece ser bem mais do que está registrado no painel.

Diferente de carros de luxo o sensor dianteiro disponível nas versões Exclusive não identifica se o carro está prestes a bater em algo (somente na primeira marcha).

VolanteC4

 

Para utilizar é simples, ao lado esquerdo do volante existe um botão giratório com as informações LIM — 0 — REG

Ao lado os botões de controle SET+ e SET-

O LIM é o limitador de Velocidade e o REG é o Piloto Automático, basta selecionar a função e configurar a velocidade limite ou automática.

No painel aparecerá a informação “off” por default as opções ficam desligadas até que você configure corretamente.

Para acionar o recurso basta pressionar o botão PAUSE (acima do botão giratório).

 

 

Obrigado